Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 08 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Safra 2012/13

Elasticidade da área do milho está subordinada a do algodão

Com cerca do plantio do milho na casa dos 10% - dado do dia 30 de janeiro divulgado pelo Imea-MT, o instituto prevê, para a safra 2013/13, volume estimado em 13,3 milhões. A previsão do analista Cleber Noronha é de que a área de plantio, no estado, de 2,7 milhões de hectares, se mantenha.

Foto: Reprodução/Ilustração

Elasticidade da área do milho está subordinada a do algodão
Como em todas as outras culturas, a situação climática vigente atua de forma predominante na área de plantio do milho, lavoura diretamente ligada a do algodão. Caso o clima esteja favorável ao plantio do vegetal, a área de cobertura de plantio do milho sofre retração. Efeito oposto sobre a cotonicultura provoca o aumento da área de cultivo do cereal.

A verificação é do agrônomo Cleber Noronha, analista do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea-MT), órgão que realiza estudos e projetos socioeconômicos e ambientais no território mato-grossense.

Agricultores mato-grossenses semeiam 10% do milho de segunda safra, informa Imea
Clima instável na Argentina pode favorecer exportações brasileiras de milho

Apesar do avanço da colheita da safra velha (2011/12) e da redução da capacidade do comprador para dispor imediatamente de dinheiro ou para fazer pagamentos, a conjuntura que se traduz no aumento do valor da saca do produto em algumas praças, não acarreta em oscilação no preço do cereal em MT, mesmo que alguns compradores tenham se comportado de forma retraída, na espera de cotações mais conservadoras.

Exportação de milho em janeiro volta a subir e chega a 3,368 mi/t

“O valor praticado no estado se mantém estável ,com variação para mais ou para menos de apenas R$ 1,00”, examina Noronha. Divulgado nesta terça-feira (05) pelo Imea-MT, o último boletim do instituto indica que o preço da saca ficou em R$ 18,70 - em média.

No que diz respeito ao comportamento do mercado da soja, cultura que também interfere diretamente na área de plantio do milho e no consequente valor do produto, fatores como a alta precipitação pluviométrica no Centro-Oeste, o iminente apagão logístico durante o escoamento da oleaginosa, o ameaçado desenvolvimento das lavouras argentinas e a valorização nos contratos futuros na Bolsa de Chicago (CME/CBOT) tem pesado na decisão dos compradores.

Dados

Com cerca do plantio do milho na casa dos 10% - dado do dia 30 de janeiro divulgado pelo Imea-MT, o instituto prevê, para a safra 2013/13, volume estimado em 13,3 milhões.  A previsão do analista Cleber Noronha é de que a área de plantio, no estado, de 2,7 milhões de hectares, se mantenha.

“O volume da safra pode sofrer alteração mínima, mas a área de plantio, de 2,7 milhões, deve se manter, mesmo com as possíveis alterações na área de plantio do algodão”, destaca Noronha.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet