Olhar Agro & Negócios

Sábado, 11 de maio de 2024

Notícias | Economia

ONS volta a elevar previsão de chuvas para hidrelétricas em março

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) voltou a elevar a previsão de chuvas nas principais hidrelétricas do país em março. Em novo relatório semanal, publicado nesta sexta-feira (13), o órgão aponta expectativa de que aos reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste recebam um volume de água entre 72% e 93% da média histórica para o mês.


No relatório anterior, divulgado na semana passada, a previsão do ONS era de que a chuva ao longo de março nas hidrelétricas das duas regiões ficaria entre 63% e 88% da média histórica.

Se confirmada a mais nova previsão do ONS, essas usinas, responsáveis por cerca de 70% da capacidade de geração de eletricidade no país, chegariam ao final de março com seus reservatórios registrando armazenamento médio entre 26,4%, no cenário mais pessimista, e 31,7%, no mais otimista.

Margem de segurança

Esse último índice está dentro da margem de segurança considerada pelo governo para evitar um racionamento no país em 2015. Em novembro, o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse que o atendimento à demanda por energia no Brasil neste ano estará garantido se as represas do Sudeste e Centro-Oeste chegarem ao final de abril com nível médio entre 30% e 35%.

O fim do mês de abril marca o término do período úmido, que vai de novembro a dezembro, quando normalmente chove com mais intensidade nas duas regiões. Nesse intervalo, espera-se que os reservatórios das hidrelétricas voltem a encher para enfrentar a época de seca, que vai de maio a novembro.

Desde 2013, tem chovido abaixo da média no Sudeste e Centro-Oeste no período úmido. O mês de janeiro de 2015 foi o mais seco dos últimos 85 anos. Em fevereiro e março, porém, as chuvas têm vindo com mais intensidade.

A queda no nível dos reservatórios obriga o país a usar mais as termelétricas, usinas que funcionam por meio da queima de combustível como óleo e gás e, por isso, são poluentes e geram energia mais cara. Consequentemente, o acionamento das termelétricas leva a aumento nas contas de luz.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet