O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, apresentou no Espaço Global da Ficomex, as potencialidades do estado para atração de investimentos. A feira, organizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) com apoio do governo goiano, é hoje um dos principais pontos de encontro entre representantes de governos, câmaras de comércio e empresas internacionais. A apresentação aconteceu na última sexta-feira (5).
Leia também:
Novos contratos de concessão de Mato Grosso se tornam referência internacional
Em sua fala, Miranda ressaltou o papel de Mato Grosso como líder nacional na produção de grãos e proteínas animais, além de destacar o crescimento industrial, os investimentos em infraestrutura e o compromisso com a preservação ambiental.
“Nosso estado é o lugar que está dando certo, preserva 60% do território e produz muito. É o lugar do interesse nacional e internacional na prospecção de novos negócios”, afirmou o secretário.
Mato Grosso responde por 31% da produção nacional de grãos e quase 35% da balança comercial de exportação de commodities do país, destacou o secretário. O estado também lidera a produção de soja, milho, algodão e carne bovina, além de expandir a produção de biocombustíveis, como etanol de milho e biodiesel.
Miranda ressaltou ainda os avanços em infraestrutura: mais de 3,5 mil km de rodovias asfaltadas, a previsão de uma ferrovia estadual até 2028, além de investimentos de R$ 1,6 bilhão na duplicação da BR-163 e R$ 800 milhões em hospitais regionais.
Para atrair investidores, Mato Grosso oferece incentivos fiscais atrativos, segurança jurídica e processos digitais ágeis, além de contar com linhas de financiamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).
Embora o agronegócio siga como carro-chefe, o secretário reforçou que o estado busca diversificar sua matriz econômica, com oportunidades em mineração, bioeconomia, energias renováveis, indústria de alimentos, logística, turismo e inovação tecnológica.
“A área de mineração está chamando muita atenção de investidores, assim como nossas proteínas animais e vegetais. E Mato Grosso ainda tem atrativos no turismo. Estamos mostrando que o Centro-Oeste está fazendo o Brasil cada vez melhor”, disse Miranda.
A participação de Mato Grosso na Ficomex também incluiu rodadas de negócios, reuniões bilaterais e prospecções de investimentos em setores estratégicos.