Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

conflito fundiário

Índios invadem Funai e pedem poder de veto para construção de usinas em suas terras

Os índios, que pretendem passar a noite no local, exigem ter poder de veto a obras que sejam construídas em seus territórios.

Foto: Reprodução

Índios prejudicados pelas hidrelétricas no Pará

Índios prejudicados pelas hidrelétricas no Pará

Um grupo de cerca de 100 índios invadiram a sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) no início da manhã desta terça-feira (11), em Brasília. O ato é realizado por indígenas de quatro etnias (arara, xipaia, caiapó e mundurucu), prejudicadas pelas hidrelétricas de Belo Monte e do rio Tapajós, no Pará.

Segundo informações preliminares, o grupo tentou ser recebido pelo ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência), que exigiu que apenas um grupo de dez representantes fosse atendido na audiência, o que não foi aceito pelos silvícolas.

Fazendeiros e índios acordam sobre indenização e procurador da República culpa União pelo conflito

Uma funcionária da Funai que pediu para não ter a identidade revelada disse à reportagem do Agro Olhar/Olhar Direto ter pedido autorização a seguranças para entrar no prédio e ir ao banheiro.

Crise pode tirar da Funai exclusividade em demarcação de terras

Segundo ela, os seguranças disseram que apenas os índios poderiam permitir a sua entrada. Logo depois, revela, a funcionária teve autorização para entrar, mas foi escoltada por dois indígenas armados com arcos e flechas.

Os índios, que pretendem passar a noite no local, exigem ter poder de veto a obras que sejam construídas em seus territórios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet