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Quarta-feira, 01 de maio de 2024

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SUINOCULTURA

Uruguai se destaca, mas Rússia continua principal mercado

Foto: Reprodução

Uruguai se destaca, mas Rússia continua principal mercado
A expansão das vendas de carne suína brasileira para a Rússia, principal mercado do produto, registrou crescimento de 454%. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). O crescimento leva em conta o quanto foi exportado no mesmo mês do ano anterior.

Receita com exportação de suíno sobe 7,42% em janeiro

Em janeiro de 2012, o Brasil exportou 2,1 mil toneladas e, em janeiro passado, esse número foi de quase 12 mil toneladas. O faturamento também cresceu exponencialmente: 459%; passando de US$ 6,26 milhões para US$ 34,96 mi.

Ao todo, o país exportou 40,1mil toneladas de carne suína em janeiro, registrando crescimento de 5,08% em relação ao mesmo período de 2012. Em receita, o aumento foi de 7,42%. As exportações somaram US$ 104,64 milhões. O preço médio também mostrou recuperação: aumento de 2,22% em janeiro de 2013 sobre janeiro de 2012. O valor atingido foi de US$ 2,06 mil a tonelada.

Abertura de mercado uruguaio para suinocultura de MT amplia possibilidade de ganho

Com a certificação dada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a Mato Grosso e outros 11 estados da federação para exportar carne suína para o Uruguai – o que ampliou a possibilidade de ganho para os produtores mato-grossenses - ocorreu o que entidades como a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) previam: houve aumento de 47% em volume e 46% em receita dos embarques para aquele país.

O Brasil vendeu 1,4 mil toneladas para os uruguaios em janeiro deste ano, em relação a 987 toneladas em janeiro do ano passado. O faturamento foi de US$ 4,26 milhões, perante os US$ 2,91 mi em igual período do ano anterior. A Ucrânia também registrou aumento na compra de carne suína de 29%. De 5,1 mil toneladas em janeiro de 2012 para 6,6 mil toneladas em janeiro de 2013 – o que acarretou um crescimento na receita de 24% (de US$ 14,46 milhões para US$ 17,93 milhões).

Argentina (retração de 64%), Singapura (redução de 11%) e Hong Kong (queda de 39%) foram os piores mercados para a carne suína brasileira no mês de janeiro.
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