Olhar Agro & Negócios

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Geral

Obrigatoriedade

Campanha para atualização de rebanho começa nesta quarta-feira; veja como fazer

Foto: Tchélo Figueiredo/Secom-MT

Campanha para atualização de rebanho começa nesta quarta-feira; veja como fazer
A campanha estadual do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) para a atualização de rebanho no estado começa na quarta-feira (1) e segue até o dia 6 de junho. Neste período os produtores comerciais de bovinos, bubalinos, suínos e aves terão, obrigatoriamente, que informar os dados detalhados dos rebanhos e das propriedades rurais.


Leia também:
Mato Grosso supera Goiás e se consolida como segundo maior produtor nacional de etanol

O produtor rural poderá fazer a comunicação pelo módulo do produtor, ou presencialmente em qualquer unidade do Indea ou postos avançados. No site da autarquia, em Sanidade Animal, é possível encontrar outras informações sobre a campanha.

Para ter acesso ao módulo do produtor, o interessado deve requerer o cadastro em alguma unidade do Indea, e assinar o Termo de Compromisso de Utilização do Sistema Informatizado. No site, na seção Sanidade Animal - Atendimento não Presencial, é possível acessar o referido termo.

O produtor rural que não realizar a atualização do seu rebanho até o dia 08 de maio ficará impedido de emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), exceto se o animal for para abate. A não comunicação de estoque de rebanho resultará em multa única de 27 Unidade de Padrão Fiscal (UPFs), cujo valor monetário é de R$ 6.383,00.

Durante a comunicação, o produtor rural que possui bovinos e bubalinos sob sua responsabilidade poderá também registrar a marca a ferro.

A presidente do Indea, Emanuele Gonçalina de Almeida, reforça a importância do produtor rural aderir a campanha, já que os dados apresentados servem de espelho para que o Governo do Estado possa planejar as futuras ações operacionais dos serviços veterinários oficiais.

Na última campanha realizada pelo Indea, em novembro de 2023, houve o registro de 26.441 estabelecimentos rurais. Além disso a existência de 34,1 milhões de bovinos,  56,5 milhões de peixes, 33,2 milhões de aves comerciais, 1,6 milhão de suínos tecnificados e 450 mil equinos. (Com informações da assessoria).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet