Olhar Agro & Negócios

Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Produtores devem manter área plantada de cevada mesmo após quebra

As duas últimas safras de cevada foram consideradas boas, o que possibilitou a expansão da área plantada na região de Guarapuava (PR). Em 2011, o polo produtivo consolidado em volta do distrito de Entre Rios plantou 30,4 mil hectares e colheu 131,5 mil toneladas. Neste ano, foram 32,7 mil hectares, mas a produtividade ficou aquém do esperado.


Segundo o gerente agrícola da cooperativa Agrária, André Luiz Spitzner, os produtores estão planejando a safra do ano que vem e devem levar em conta o histórico da cultura e as tendências do setor para definir a área plantada de 2013. Ele acredita na manutenção dos 32 mil hectares.

O principal concorrente da cevada é o trigo, ambos plantados na mesma época. De acordo com o produtor Bruno Reinhofer, que cultivou 600 hectares de cevada no distrito de Entre Rios, apesar dos problemas da cultura, os triticultores reclamam ainda mais.

“O prejuízo da cevada foi menor que o do trigo. A cevada permitiu uma colheita mais rápida, abrindo espaço para que a soja fosse plantada com mais antecedência”, comparou.

O cultivo de cevada em todo o estado chega a 51 mil hectares e vem crescendo há pelo menos cinco safras. A região de Guarapuava é a que mais concentra a produção.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet