Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

produção

Mercado da ovinocultura cresceu 27 % em MT; 60% da carne consumida no país é importada

O mercado da ovinocultura é um dos segmentos do agronegócio que mais se expande em todo o país, e a produção de carne ovina atrai muitos produtores. Em Mato Grosso, a estimativa de crescimento desse setor é de 27%. Porém, apesar dos números positivos, mais da metade da carne ovina consumida pelos brasileiros são importadas de outros países, pois a produção interna ainda não é suficiente para atender o mercado interno.

Foto: Reprodução

Ovinocultura: 60% da carne consumida no país é importada

Ovinocultura: 60% da carne consumida no país é importada

O mercado da ovinocultura é um dos segmentos do agronegócio que mais se expande em todo o país, e a produção de carne ovina atrai muitos produtores. Em Mato Grosso, a estimativa de crescimento desse setor é de 27%. Porém, apesar dos números positivos, mais da metade da carne ovina consumida pelos brasileiros são importadas de outros países, pois a produção interna ainda não é suficiente para atender o mercado interno.

Leia também
Ovinocultura cresce 27% em Mato Grosso e atraí investidores de todo país
MT acumula 40% do total de vendas de reprodutores de touro Nelore do Centro-Oeste

De acordo com dados divulgados pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), cerca de 60% da carne ovina consumida é importada de países como Uruguai, Argentina, Nova Zelândia e Austrália. Há uma grande procura por empresa estrangeiras interessadas na carne ovina, mais a produção não é suficiente para atender a demanda.

Para a coordenadora de técnica da Associação Brasileira de Criadores de Dorper (ABCDorper), Regina Valle, o rebanho brasileiro de ovinos está estimado em 17,4 milhões de cabeças independente de raças, mais os números não são oficiais .

A Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) estima que cerca de 600 criadores de animais puros de todo o país estão cadastrados junto ao órgão. Contudo, ainda não há números de estabelecimentos com rebanho comercial (animais destinados ao abate), mas que, o total é o dobro dos criadores de animais, segundo dados da instituição.

Leia mais notícia do Agro Olhar
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet