Olhar Agro & Negócios

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Meio Ambiente

De janeiro a abril

MT destina corretamente mais de 3 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos

23 Mai 2013 - 08:05

Especial para o Agro Olhar – Thalita Araújo

Foto: Reprodução

MT destina corretamente mais de 3 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos
Entre os meses de janeiro e abril deste ano, Mato Grosso já encaminhou pra o destino ambientalmente correto aproximadamente 3,3 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas.

De acordo com assessoria do Sistema Campo Limpo - logística reversa das embalagens vazias, representado pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) - esse número no Estado é 3% maior que o registrado no mesmo período em 2012.

Nova unidade de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas inicia operações em Mato Grosso

Além disso, Mato Grosso tem a maior representatividade do país, sendo responsável por 25% da destinação de embalagens.

Segundo estudo realizado pelo inpEV, nos quatro primeiros meses de 2013, já foram retiradas do meio ambiente mais de 13 mil toneladas do material em todo o país. Resultado 6% maior do que o índice obtido no ano anterior.

Mato Grosso mantém-se na liderança do recolhimento de embalagens de agrotóxicos

O inpEV é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002.

A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 96 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet