Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

BOM MOMENTO

Exportação de carne bovina mato-grossense aumenta 32% em 2013

O volume de carne bovina mato-grossense exportado aumentou pelo segundo mês consecutivo, segundo dados da Secex. Em julho foram exportadas 25,9 mil TEC, uma elevação de 24,5% em relação ao mês de maio,

Foto: Imagem ilustrativa

Exportação de carne bovina mato-grossense aumenta 32% em 2013

Exportação de carne bovina mato-grossense aumenta 32% em 2013

O embarque de carne bovina produzida em Mato Grosso cresceu 32,2% de janeiro a julho de 2013, se comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Conforme o último boletim da bovinocultura elaborado pelo Imea, nos primeiros sete meses deste ano foram exportadas 143,6 mil Toneladas de Equivalente Carcaça (TEC), frente as 108,6 mil TEC registradas entre janeiro e julho de 2012.

As maiores contribuições para elevação do volume embarcado no ano de 2013 vieram de Hong Kong (China), com 130% de aumento quando comparado ao mesmo período do ano passado. A Venezuela e a União Europeia tiveram aumento de 94% e 26% no volume adquirido de Mato Grosso, respectivamente.

Leia mais
Leilões de eqüinos e bovinos são realizados na modalidade online
Preços de bezerros sobem cerca de 9% em Mato Grosso em 2013

“Portanto, além de estar abastecendo mercados tipicamente de preço, como a Venezuela, Mato Grosso está acessando mercados mais exigentes, comprovando a melhora da economia dos países do bloco europeu”, explica o Imea.

Para o restante do ano, se as previsões das cotações do dólar se confirmarem, é provável que a demanda por carne mato-grossense permaneça aquecida e os volumes exportados aumentem.

Recorte mensal

O volume de carne bovina mato-grossense exportado aumentou pelo segundo mês consecutivo, segundo dados da Secex. Em julho foram exportadas 25,9 mil TEC, uma elevação de 24,5% em relação ao mês de maio, quando foram enviadas 20,8 mil TEC. No mês de julho as exportações foram favorecidas pela alta do dólar, tornando a carne mais barata para nossos compradores e pressionando as cotações no mercado interno.

“A indústria é a mais interessada na valorização da moeda norte-americana, isso porque ela possui a alternativa de enviar carne ao exterior ou manter o produto aqui no Estado”, pontua o instituto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet