Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

violência no campo

Duzentos homens armados invadem propriedades de ex-deputado e espancam segurança; União é acionada

Foto: Reprodução

Terenas e grupos de não indígenas invadem propriedades e assustam pela violência em MS

Terenas e grupos de não indígenas invadem propriedades e assustam pela violência em MS

Um grupo de 200 homens, entre indígenas e não indígenas, invadiu a fazenda Buriti, localizada em Sidrolândia (MS), de propriedade do ex-deputado estadual Ricardo Bacha. A invasão aconteceu na manhã desta quarta-feira (14). De acordo com a assessoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), a proprietária Jucimara Bacha, que estava no local no momento da invasão, os cerca de 200 homens inavdiram a Querência São José, vizinha da da fazenda Buriti, no início da madrugada desta quarta-feira (15).

O segurança foi rendido, amarrado e espancado pelos invasores, que o mantiveram sob a mira de uma arma.

O ex-deputadoestá em Brasília, junto com a diretoria da Famasul, com reunião marcada para hoje com o vice-presidente da República, Michel Temer, e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A reunião tem justamente o objetivo de pedir, mais uma vez, a ação do Governo Federal em relação aos conflitos causados pelas invasões de propriedade em todo o país e tem a participação de lideranças de Mato Grosso do Sul e outros dez estados brasileiros.

Com 204 assinaturas, requerimento da CPI da Funai e do Incra é apresentado

Frente da Agropecuária e produtores rurais recorrem ao Planalto contra modelo de demarcação de terras indígenas

Após invadir a Querência, por volta das 4h30, os invasores foram até a Fazenda Buriti, de 300 hectares, onde iniciaram tiroteio. “Foi uma gritaria e muitos tiros. Eles estão preparados para uma guerra”, declarou Jucimara.

17ª propriedade invadida
Esta é a 17ª propriedade invadida atualmente entre os municípios de Dois Irmãos do Buriti e Sidrolândia, área que os índios Terenas pleiteiam para ampliar a reserva localizada na região. A intenção dos Terenas é ampliar a aldeia Buriti de 2.090 hectares para 17 mil hectares, o que contraria diretriz fixada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), elaborada a partir do caso Raposa Serra do Sol, vedando a ampliação de aldeias já demarcadas. A Polícia Federal abriu inquérito para investigar contrabando de armas por indígenas da região.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet