Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política

mobilização

Deputado diz que Funai ‘deveria cuidar de índios alcoólatras e viciados em crack’

O diretor de Relações Institucionais Famato, Rogério Romanini, informa que em Cuiabá a mobilização será realizada nesta sexta-feira (14), das 9 horas às 14 horas, na BR-364/163, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da capital sentido Rondonópolis.

Foto: Reprodução

Mobilização nacional

Mobilização nacional

“A Fundação Nacional do Índio (Funai) deveria voltar suas ações à assistência social e humana das etnias, destacando o grande número de indígenas mortos por desnutrição e o alto índice de envolvimento com bebidas alcoólicas e com o crack”.

Mobilização faz alerta para demarcações de Terras Indígenas

Autoridades criticam demarcações indígenas e dizem que elas ameaçam economia de municípios

A fala do deputado estadual Dilmar Dal’ Bosco (DEM) demonstra uma realidade preocupante, que saiu das grandes cidades, adentrou o campo e hoje atinge populações indígenas, que se vêem agora no centro de uma polêmica que tem os colocado em confronto direto com produtores rurais: as demarcações de terras promoividas por órgãos governamentais, e que tem ligação direta com o problema de saúde enfrentado por estas populações.

Uma das soluções encontradas por produtores, no sentido de frear as demarcações de áreas indígenas em todo território brasileiro, é realização de mobilização nacional denominada "Onde tem justiça, tem espaço para todos", realizada sob coordenação da Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) da Câmara Federal.

O presidente da Comissão Especial destaca a importância do manifesto, que pretende levar à conhecimento da sociedade ‘os absurdos cometidos pelo Governo Federal no tocante as demarcações e ampliações de terras indígenas’.
 
“As áreas demarcadas estão localizadas em cima de jazidas de minérios, fronteiras estaduais, terras de grande fertilidade, enfim, desconfiamos que existam outros interesses, até mesmo externos, por trás dessas ações”, observou Dal’ Bosco.

Protesto

Na oportunidade os agricultores distribuirão informativos com argumentos contrários as ampliações dessas áreas, que alertam para o risco de conflitos agrários, como os que já vem ocorrendo no município de Sidrolândia (MS), que resultou na morte de um produtor e de um índio. Os manifestantes também distribuirão alimentos não perecíveis aos viajantes.

O diretor de Relações Institucionais Famato, Rogério Romanini, informa que em Cuiabá a mobilização nacional "Onde tem justiça, tem espaço para todos" será realizada nesta sexta-feira (14), das 9 horas às 14 horas, na BR-364/163, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) da capital sentido Rondonópolis. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet