Olhar Agro & Negócios

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Carnaval da Vila Isabel vai homenagear o agricultor brasileiro

O agro vai ditar o ritmo do samba neste carnaval 2013. Escolas do Rio de Janeiro e São Paulo terão enredos sobre vinhos, raças de cavalo e o homem do campo. O destaque será o desfile da Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel do Rio, que levará para a avenida uma homenagem ao agricultor brasileiro e a sua atividade.


Com o enredo, “A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um…”, a agremiação vai cantar na Marques de Sapucaí a importância do trabalho do agricultor e a relevância da agricultura brasileira em alimentar, fornecer fibras [algodão, celulose] e energia limpa para o planeta.
“Será uma grande homenagem ao agricultor, o homem que faz do Brasil o celeiro do mundo”, afirma Alex Varela, pesquisador da Vila Isabel e um dos autores do enredo ao lado da carnavalesca Rosa Magalhães.

“Além disso, o desfile também vai abordar o aspecto cultural do agricultor, sua culinária, religiosidade, sem deixar de mostrar que ele também é moderno, que usa a tecnologia no seu dia a dia”, explica Varela, que acrescenta: “o homem do campo não é inferior ao urbano, ele tem suas especificidades”.

Patrocinado pela Basf, que estima-se investiu entre R$ 5 milhões e R$ 7 milhões, o enredo tem como inspiração original dois vídeos produzidos pela empresa intitulados “Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira”. De modo didático, as peças apresentam números e cenários que contextualizam a demanda crescente do mundo por produtos agrícolas com os [também crescentes] desafios de produzi-los.
“A Basf queria fazer uma homenagem ao agricultor e nos procurou. A receptividade da comunidade em cantar sobre a agricultura foi sensacional. Vamos mostrar às pessoas a realidade do agricultor brasileiro, de onde vem o alimento”, diz Wilson da Silva Alves, presidente da Vila Isabel.

Segundo Maurício Russomanno, vice-presidente da unidade de proteção de cultivos da Basf para o Brasil, a parceria com a Vila Isabel quer “conscientizar a sociedade sobre a importância da agricultura e também sobre o papel do agricultor não somente para a economia do País, mas também para o dia a dia de todos nós”.
“Os consumidores ainda têm uma visão romântica do agro, não conhecem os desafios do agricultor e do fornecimento de alimentos”, ressalta Russomanno. “O produtor rural é herói, não vilão”, enfatiza Eduardo Leduc, vice-presidente sênior da unidade de proteção de cultivos da Basf para o Brasil.

Detalhes

“Semear o grão, saciar a fome com a plantação” é um dos versos do samba composto por Martinho da Vila, Arlindo Cruz, André Diniz, Tunico da Vila e Leonel. Conforme destaca Rosa, ele narra à história de um dia típico de um agricultor.

“Fiz trabalho de campo, fui visitar fazendas a fim de me preparar.” Leduc conta que a Basf também forneceu todo tipo de conteúdo para a elaboração do enredo. “Colocamos, por exemplo, engenheiros agrônomos em contato com o pessoal da escola.”

Alves adianta que o desfile da Vila contará com 4,3 mil componentes, 32 alas e oito alegorias, entre as quais carros sobre fruticultura, outro simbolizando a colheita de grãos, girassóis, e até sobre as pragas que o agricultor enfrenta na lavoura. Outro carro trará uma plantação de algodão e carretéis, mostrando a conexão entre o produto beneficiado e a matéria-prima.
Sem citar nomes, Russomanno antecipa que diversas personalidades do agro, entre produtores, empresários, nomes de peso do setor, participarão do desfile. A Vila entra na avenida na madrugada de segunda (11) para terça (12) às 2h25 [horário previsto].

Carbono zero

Outra novidade é que o carnaval da Vila contará com um esforço de neutralização de carbono, realizado pela Fundação Espaço ECO® (FEE®), vinculada a Basf.

A ação vai calcular a emissão de gases de efeito estufa (GEE) referentes à produção de fantasias, carros alegóricos e atividades nos barracões (incluindo mão de obra), além do trânsito de veículos e integrantes da escola entre a Marquês de Sapucaí, a Cidade do Samba e alguns pontos da cidade do Rio de Janeiro.

O estudo contemplará, ainda, as emissões relativas a todos os ensaios técnicos realizados pela escola. A neutralização será feita por meio do plantio de mudas em propriedades de clientes da Basf.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet