Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Agricultura

custeio agrícola

Análise de solo é 1º passo para planejamento voltado para Safra 2013/14

Foto: Reprodução - Ilustração

Análise de solo é 1º passo para planejamento voltado para Safra 2013/14
Os agricultores familiares que vão financiar o custeio agrícola na safra 2013/2014 devem ficar atentos para iniciar o planejamento de suas ações pela análise de solo. O alerta é feito pelo coordenador do Seguro da Agricultura Familiar (Seaf), José Carlos Zukowski, da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), que diz que “os agricultores devem fazer as análises com antecedência, para terem o resultado antes do momento de fazer um contrato ou de renovar as operações”.

Bienalidade do café será mantida na safra 2013/2014
Algodão deve voltar a atingir patamar de bons preços apenas na safra 2013/2014

As operações de contrato começam a partir de julho, e de acordo com Zukowski as análises de solo, feitas com antecedência, trazem vários benefícios. “A análise química é importante para verificar a necessidade de adubação e correção do solo”. O coordenador acrescenta que o agricultor deve procurar orientação de um técnico para coletar amostras de solo que serão encaminhadas ao laboratório.

O técnico explica que a medida pode aumentar a produtividade da lavoura, reduzir o desperdício e os gastos desnecessários com insumos; enquanto a análise granulométrica (textura do solo) possibilita conhecer melhor o potencial do terreno e identificar o manejo mais adequado para a lavoura.

Indicação feita por Zukowski mostra que a análise da textura da terra também é necessária para verificar a capacidade de retenção de água pelo solo, e o enquadramento no Zoneamento Agrícola - importante ferramenta para gestão de riscos na agricultura, utilizada nos seguros agrícolas.

Financiamento

Segundo material divulgado pela assessoria do órgão, após a análise o agricultor deve apresentar o resultado das análises de solo ao banco quando for contratar financiamento de custeio agrícola amparado pelo Seaf ou pelo Proagro Tradicional. Na safra 2013/2014, esse procedimento é necessário para operações acima de R$ 5 mil. O banco poderá aceitar análise química com até dois anos e análise granulométrica com até dez anos.

Além das análises de solo, o agricultor deve entregar ao banco a recomendação de uso de insumos. Para isso, precisará de orientação de um engenheiro agrônomo ou técnico agrícola.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet