Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Agricultura

balanço

Agropecuária foi o destaque do setor produtivo no primeiro trimestre

As maiores quedas foram observadas pelos segmentos de indústria extrativa mineral (-2,1%), transporte, armazenagem e correio (-0,9%) e outros serviços (-0,5%).

Foto: Reprodução / Ilustração

Agropecuária foi o destaque do setor produtivo no primeiro trimestre

Agropecuária foi o destaque do setor produtivo no primeiro trimestre

Mais uma vez, a agropecuária ocupa posição privilegiada na economia brasileira e se posiciona como destaque do setor produtivo brasileiro no primeiro trimestre deste ano, com crescimento de 9,7% na comparação com o trimestre anterior. Esse é o maior aumento desde o segundo trimestre de 1998, que havia sido de 13,9%. De acordo com a Agência Brasil, no comparativo com o primeiro trimestre de 2012, o crescimento foi ainda maior: 17%. Este crescimento, na comparação com o primeiro trimestre de 2012, foi o maior da série histórica do PIB iniciada em 1996.

Soja, etanol e pecuária: segmentos da economia são debatidos durante curso

Recursos para inovação na agropecuária chegam a R$ 1 bilhão

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que entre os fatores que levaram ao crescimento da agropecuária estão os aumentos das safras de soja, milho, fumo e arroz. De acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a soja deve ter aumento de 23,3% no ano, enquanto a produção do milho deve crescer 9,1%.

PEC dos agentes comunitários da terra é admitida pela CCJ na Câmara


“Lembrando que a gente está comparando com um ano que foi muito prejudicado por fatores climáticos. O ano passado foi um ano muito ruim para a lavoura, com seca etc. Também houve um crescimento importante na soja, que representa 20% da lavoura”, disse a gerente de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis.

Na comparação com o último trimestre de 2012, houve crescimentos também nos setores de administração, saúde e educação públicas (0,8%), atividade imobiliária e aluguel (0,7%), comércio (0,6%), indústria da transformação (0,3%) e intermediação financeira (0,1%).

Já as maiores quedas foram observadas pelos segmentos de indústria extrativa mineral (-2,1%), transporte, armazenagem e correio (-0,9%) e outros serviços (-0,5%).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet