Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 07 de maio de 2024

Notícias | Agricultura

HORA DOS PEQUENOS

Agricultura familiar deve ter incremento de 20% na Baixada Cuiabana, com incentivo do Pronaf

Somente o pomar ocupa uma área de 6 hectares, considerada a principal fonte de renda da propriedade. A produtora Juliana Ferreira, ressalta que necessita da Declaração de Aptidão para comercializar a produção na feira do verdão e implantar um sistema de irrigação para produzir frutas duas vezes ao ano. Ela tem uma parceria com o produtor Gilmar Costa da Silva e cultivam quase dois hectares de quiabo, e estão preparando o solo para plantar brócolis e couve-flor. “Estamos animados e o nosso grande

Foto: Reprodução

Agricultura familiar deve ter incremento de 20% na Baixada Cuiabana, com incentivo do Pronaf

Agricultura familiar deve ter incremento de 20% na Baixada Cuiabana, com incentivo do Pronaf

A geração de renda com fixação do homem no campo, produzindo com qualidade, está sendo uma das principais experiências do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na Gleba Resistência, em Santo Antônio de Leverger. A expectativa é de que, nos próximos anos, haja um incremento superior a 20% na agricultura familiar de Mato Grosso, principalmente na Baixada Cuiabana.  

Leia também:
Google e ICMBio fecham acordo para divulgar atrativos dos parques da Chapada e Pantanal
Política eleitoral preocupa mercado; endividamento da Petrobras beira os US$ 2,5 bilhões

E para acessar o crédito rural do Pronaf, produtores do assentamento Gleba Resistência a 34 quilômetros ao Sul de Cuiabá, estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Sustentável do município, Hamilton José e Silva, e o supervisor da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Edson Benedito da Silva, para buscar  esclarecimentos sobre a Declaração de Aptidão (DAP) do Pronaf. Trat-ase de medida utilizada como instrumento de identificação do agricultor beneficiado pelo Pronaf.

O secretário Hamilton José esclarece que as famílias do assentamento esperam recursos para realizar benfeitorias na propriedade e também necessitam da DAP para facilitar a comercialização dos produtos nos mercados atacadistas. O Tesoureiro da Associação de Produtores Rurais da Gleba Resistência, Joaquim Antônio da Costa, fala que aproximadamente 25 produtores estão interessados em aderir ao crédito rural.

O agricultor Limírio de Moura Neto, possui quatro tanques de peixe e pretende dobrar a produção com a construção de mais quatro tanques para recria e engorda de alevinos. Numa área de 25 hectares, possui também como fonte de renda, a pecuária leiteira, com um plantel de sete cabeças de gado e produção diária de 25 litros de leite. “Estou interessado nas orientações sobre o crédito e o recurso que poderá ser financiado”, destaca Neto.

O supervisor da Empaer, Edson explica que no assentamento existem mais de 80 famílias, que possuem lotes de 10 a 25 hectares de terra, alguns possuem a DAP e outros serão cadastrados com o objetivo de acessar as políticas públicas do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A produtora rural, Juliana Ferreira da Silva trabalha na propriedade de sua mãe, Isabel Ferreira da Silva, que possui uma área de 16 hectares e produz pocan, laranja, lima da Pérsia e hortaliças.

Somente o pomar ocupa uma área de 6 hectares, considerada a principal fonte de renda da propriedade. A produtora Juliana Ferreira, ressalta que necessita da Declaração de Aptidão para comercializar a produção na feira do verdão e implantar um sistema de irrigação para produzir frutas duas vezes ao ano. Ela tem uma parceria com o produtor Gilmar Costa da Silva e cultivam quase dois hectares de quiabo, e estão preparando o solo para plantar brócolis e couve-flor. “Estamos animados e o nosso grande incentivo no momento é o crédito fundiário que facilita o acesso as tecnologias para cultivar o ano todo”, enfatiza Juliana.

A reunião aconteceu no centro comunitário da Gleba resistência, na última terça-feira (16.07), com a presença de 15 produtores rurais. O assentamento fica distante do município 75 quilômetros.  (Com assessoria)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet