Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Jurídico

abril indígena

Índios invadem Congresso Nacional e exigem fim da tramitação da PEC 215

16 Abr 2013 - 18:00

De Brasília - Vinicius Tavares / Da Redação- Rodrigo Maciel Meloni

Foto: Vinicius Tavares - OD

Invasão pegou de surpresa deputados, assessores e seguranças

Invasão pegou de surpresa deputados, assessores e seguranças

Em uma ação que lembrou uma ocupação por parte do MST ao estilo Abril Vermelho, cerca de 300 índios e manifestantes invadiram o Plenário da Câmara dos Deputados no final da tarde desta terça-feira (16). O grupo, que participa de uma mobilização nacional em defesa dos territórios indígenas, exige o fim da tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 215/2000), que transfere do Executivo para o Legislativo a competência pela demarcação de terras tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas.

Índios e manifestantes surgiram subitamente no salão verde da Câmara dos Deputados e empunhando chacoalhos, apitos e cânticos tradicionais deram três voltas por dentro do salão. Na quarta volta tentaram invadir a porta principal do Plenário, contudo, foram barrados pelos seguranças da Câmara, que agiram rápido e bloquearam a entrada do plenário, onde deputados faziam seus pronunciamentos.

Câmara promove ato público em defesa da manutenção dos territórios indígenas

Mas a pressão dos manifestantes foi maior e o grupo ganhou as dependências do plenário, gerando tensão e pânico dentro do espaço destinado às votações e discursos  O incidente ocorreu por volta das 17h40 - Horário de Brasília, e mobilizou a imprensa, assessores parlamentares e seguranças da Casa.

Câmara instala Comissão Especial que analisará demarcações de terras indígenas e quilombolas

Os índios pretendem permanecer no plenário da Câmara enquanto não houver garantia de que a PEC 215 não vai tramitar no Congresso. No entanto, o presidente da Casa, Henrique Alves (PMDB-RN), que foi quem assinou a instalação da Comissão Especial, determinou o encerramento da sessão sob o argumento de que esta se trata da "Casa da Democracia" que não tolera este tipo de comportamento.

Até o momento não há informações sobre feridos. Cerca de 600 lideranças indígenas estão em Brasília para participar deste debate e propor mudanças na política indigenista do governo federal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet