Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

Manual ensina técnicas para melhorar a relação homem-animal

Foto: (Foto: Divulgação/ Jaime Souza)

Manual tem o objetivo de melhorar a relação homem-animal. paragominas

Manual tem o objetivo de melhorar a relação homem-animal. paragominas

O Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal da Universidade Estadual de Paulista (Unesp) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) irão distribuir a nova tiragem do manual de bem-estar animal para os produtores rurais de Paragominas, no sudeste do Pará. O relançamento será durante o primeiro Dia de Campo do projeto Pecuária Verde, no início de julho.

“O Ministério entende que é um material excelente e prático com uma linguagem simples voltada para os trabalhadores rurais, produtores e técnicos que trabalham na área. Os manuais foram atualizados, mas a essência se mantém a mesma. O Dia de Campo será um canal de distribuição em parceria com o projeto Pecuária Verde”, destaca Andréa Parrilla, coordenadora da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Mapa e fiscal federal agropecuária.

Segundo Parrillaa, o relançamento oficial acontecerá no próprio Ministério com a tiragem total de 50 mil novos manuais, 10 mil referentes a cada atividade em que manejo pode ser trabalhado: Transporte, Vacinação, Embarque, Identificação e Bezerros ao Nascimento.

Além da apresentação do Manual, durante o Dia de Campo, os participantes poderão participar de palestras sobre as ações do mapa e bem-estar animal. O encontro terá início com um café da manhã e se encerrará com um almoço e apresentação dos animais da fazenda anfitriã, Fazenda Bonita.

Treinamento
Desde o início do ano que produtores rurais, vaqueiros e gerentes das fazendas do projeto participam de treinamentos para melhorar a relação homem-animal, baseado em técnicas de bem-estar animal.

Levantamentos feitos por uma das consultoras do projeto Pecuária Verde, a socióloga Cláudia Pfeiffer, tem demonstrado que o melhor trato com os animais, além de evitar acidentes no trabalho, tem influenciado positivamente na mudança de comportamento dos trabalhadores do campo, que chegam menos estressados e suas casas ao final do trabalho.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet