Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

alimentos

Embrapa e parceiros procuram traçar perfil do queijo do Serro

Foto: Reprodução - Ilustração

Embrapa e parceiros procuram traçar perfil do queijo do Serro
O produto passará por análises laboratoriais de qualidade incluindo as sensoriais que irão descrever quantitativamente o queijo e testar a sua aceitação com consumidores. A Embrapa Agroindústria de Alimentos, a Embrapa Gado de Leite e outros parceiros estão desenvolvendo ações de pesquisa com o intuito de caracterizar o queijo minas artesanal produzido na região do Serro, em Minas Gerais.

O produto passará por análises laboratoriais de qualidade incluindo as sensoriais que irão descrever quantitativamente o queijo e testar a sua aceitação com consumidores.

As ações fazem parte do projeto Agregarte, cuja liderança é do pesquisador Rodrigo Paranhos, que recentemente esteve em Belo Horizonte para discutir com os parceiros as ações a serem desenvolvidas. O projeto conta com diversos parceiros em nível estadual, dentre eles, Embrapa Gado de Leite,a EMATER-MG, o e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Associação do Produtores do Queijo do Serro.

No dia 15 de maio de 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou o registro do modo de produção do Queijo Artesanal de Minas como patrimônio imaterial brasileiro. Esse reconhecimento refletiu um esforço de quase uma década. O queijo do Serro é um produto característico da produção familiar, apresentando algumas variações de produtor para produtor.

Devido à utilização de leite não pasteurizado na sua fabricação, o queijo do Serro encontra dificuldades de comercialização em todo o território nacional, sendo exclusivamente permitida sua venda no estado mineiro através de uma lei estadual que ampara os produtores locais que estejam cadastrados no IMA.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet