Imprimir

Notícias / Tecnologia

Embrapa e parceiros procuram traçar perfil do queijo do Serro

Embrapa Agroindústria de Alimentos

O produto passará por análises laboratoriais de qualidade incluindo as sensoriais que irão descrever quantitativamente o queijo e testar a sua aceitação com consumidores. A Embrapa Agroindústria de Alimentos, a Embrapa Gado de Leite e outros parceiros estão desenvolvendo ações de pesquisa com o intuito de caracterizar o queijo minas artesanal produzido na região do Serro, em Minas Gerais.

O produto passará por análises laboratoriais de qualidade incluindo as sensoriais que irão descrever quantitativamente o queijo e testar a sua aceitação com consumidores.

As ações fazem parte do projeto Agregarte, cuja liderança é do pesquisador Rodrigo Paranhos, que recentemente esteve em Belo Horizonte para discutir com os parceiros as ações a serem desenvolvidas. O projeto conta com diversos parceiros em nível estadual, dentre eles, Embrapa Gado de Leite,a EMATER-MG, o e Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e a Associação do Produtores do Queijo do Serro.

No dia 15 de maio de 2008, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) aprovou o registro do modo de produção do Queijo Artesanal de Minas como patrimônio imaterial brasileiro. Esse reconhecimento refletiu um esforço de quase uma década. O queijo do Serro é um produto característico da produção familiar, apresentando algumas variações de produtor para produtor.

Devido à utilização de leite não pasteurizado na sua fabricação, o queijo do Serro encontra dificuldades de comercialização em todo o território nacional, sendo exclusivamente permitida sua venda no estado mineiro através de uma lei estadual que ampara os produtores locais que estejam cadastrados no IMA.
Imprimir