Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 09 de outubro de 2025

Notícias | Pecuária

Rearranjamento natural

Ciclo pecuário deve elevar preço da carne, prevê presidente do Imac: ‘vai faltar proteína bovina no mundo’

08 Out 2025 - 15:43

Da Redação - Rafael Machado / Do Local - Jardel P. Arruda

Foto: Reprodução

Ciclo pecuário deve elevar preço da carne, prevê presidente do Imac: ‘vai faltar proteína bovina no mundo’
O presidente do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Caio Penido, afirmou que o atual ciclo da pecuária deve resultar em aumento no preço da carne nos próximos meses.


Leia também:
Governo defende Ferrogrão, mas vê inconstitucionalidade após Congresso enfraquecer contrapartidas ambientais


Segundo ele, o bezerro barato motivou o abate de fêmeas, o que deve reduzir a oferta de proteína bovina no mercado internacional.

“A conjunção do mundo foi favorável para a carne bovina brasileira. Está faltando um pouco de carne no mundo. A gente abriu mercados novos, Filipinas, Indonésia, Vietnã. Outros mercados começaram a comprar mais, como México, Uruguai e Paraguai. Então, o mercado se rearranjou rapidamente, os preços estão aumentando. Vai ter uma falta de carne, de proteína bovina no mundo nos próximos meses”, afirmou.

Penido explicou que o cenário atual é resultado do ciclo natural da pecuária, que passa por períodos de maior e menor oferta.

“Recentemente se percebeu que Austrália, Estados Unidos e Brasil tiveram muito abate de fêmeas. Então, são ciclos. Tem ciclo que o bezerro está muito barato, as pessoas terminam abatendo fêmea. Daí, o preço aumenta, então, são ciclos. O mercado vai se rearranjando naturalmente. Então, a gente vai passar um período, pelo que eu estou vendo, que vai faltar um pouco de proteína bovina aí no mundo. Então, parece que vai ficar bom para o Mato Grosso por um tempo”, disse.

Apesar do bom momento nas exportações, o presidente do Imac destacou a importância de fomentar o consumo interno de carne bovina. Penido também destacou ações do instituto para valorização da carne mato-grossense.

“O Imac tem uma política de investir bastante na promoção da carne de Mato Grosso na Ásia, na China principalmente, mas também na Ásia como um todo, nessas feiras, na Cial e na CIE, em Xangai, que reúne todos os importadores asiáticos. Estamos sempre olhando, por isso criamos o MT Steak, que é um corte brasileiro. Nos Estados Unidos você tem o New York Steak, o Denver Steak. A gente lançou o MT Steak, que a ideia é ir divulgando também que dentro do Brasil tem o estado de Mato Grosso, o maior rebanho bovino do Brasil, com uma carne de altíssima qualidade”, explicou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet