Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Indústria

Polo Brasil Zero

Primeiro parque industrial zero emissões do Brasil começa a funcionar a partir de 2024 em Mato Grosso

Foto: Divulgação

Primeiro parque industrial zero emissões do Brasil começa a funcionar a partir de 2024 em Mato Grosso
O Polo Brasil Zero esteve em missão internacional junto ao governo de Mato Grosso, Fiemt, Sebrae, Fecomércio e Aprosoja na China e Índia, com propósito de buscar tendências de inovação e sustentabilidade e firmar parcerias estratégicas com as instituições internacionais visitadas na viagem.

Leia mais 
Economia mato-grossense cresce 6,7% no segundo trimestre de 2023


O Centro industrial será o primeiro com zero emissões no Brasil, focado em sustentabilidade de ponta a ponta e com uma área total de 400mil metros quadrados, no distrito industrial de Cuiabá. O Polo Brasil Zero tem o compromisso de fazer as indústrias instaladas contribuírem para uma produção de carbono neutro, atendendo a agenda ESG transversal, seguindo os padrões globais de governança corporativa e se mantendo alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

A missão é promover uma indústria engajada com as ações de preservação do meio ambiente e, ao mesmo tempo, gerar desenvolvimento social das comunidades ao entorno, garantindo ações de implementação entre as instituições e pessoas, promovendo um futuro regenerativo, onde todos as partes interessadas são impactadas e valorizadas.

O polo ainda possui uma  gestão de efluentes e resíduos de alta tecnologia, centralizada e coletiva, afim de garantir as exigências dos mais rigorosos protocolos internacionais de emissões e análises de impactos e externalidades como: GHG, GRI e SASB.

O parque sustentável irá atender individualmente cada empresa estabelecida na área com seu próprio inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), para que seja possível neutralizar com eficiência todas as emissões diretas e indiretas geradas na produção industrial. Além disso, irá dispor de uma matriz energética limpa e renovável, atendendo todos os escopos 1, 2 e 3 de emissões de GEE.

O Polo Brasil Zero busca ser referência em relação a descarbonização industrial e irá projetar o estado de Mato Grosso como pioneiro em comprometimento com as questões climáticas e na vanguarda da sustentabilidade global.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet