Setor em crescimento e com 53 empresas do ramo registradas em MT, as cervejarias artesanais terão espaço conceito reservado na 13ª edição da Feira do Empreendedor deste ano. Pensado pelo Sebrae/MT (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas em Mato Grosso), o "Brewpub" estará disponível no evento que acontece de 5 a 8 de outubro, das 14h às 22h, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.
Leia mais
Em exposição agropecuária, Sema e JPA apresentam estratégia para recuperar 5 mil hectares do Cerrado em MT
De acordo com dados do Anuário da Cerveja, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), o setor cervejeiro cresceu quase 12% em 2022. São mais de 1.700 estabelecimentos registrados em todo o país. Em Mato Grosso, há 53 empresas registradas no ramo. O setor cresceu mais de 10% no último ano e segue estável com projeção de crescimento para 2023, segundo dados da Receita Federal.
"O setor de cervejaria artesanal segue crescendo em Mato Grosso, por isso, o Sebrae/MT tem focado neste segmento para apoiar os empreendedores que querem investir nisso ou até mesmo aos que já atuam na área e querem ideias, conceitos ou novidades para o seu negócio", explica Inajara Amorim, gestora de Negócios de Alimentos e Bebidas do Sebrae/MT.
A analista técnica do Sebrae/MT, Beatriz Jardim, explica que a "cervejaria funcional" que será instalada na Feira do Empreendedor foi pensada como um espaço de networking e benchmarking.
"É uma oportunidade para o empresário que gosta de fabricar ou pretende fabricar a sua cerveja, mas não tem interesse em atuar com a questão da logística para vendas externas. O espaço criado na Feira é para quem pretende fabricar e vender no próprio local".
Os espaços criados pelo Sebrae/MT vão garantir que os empreendedores possam se conectar com fornecedores, especialistas e outros empresários que compartilham a mesma paixão por construir e expandir negócios de sucesso.
"O Brewpub é uma tendência que vem ganhando espaço não só no Brasil, mas internacionalmente, pois a produção artesanal atrai um público que gosta do sabor original da bebida. Trazer esse conceito é interessante para que os empreendedores possam se inspirar. Os visitantes poderão aprender na prática como melhorar ou criar seu negócio e encontrar dados sobre o mercado e subsídios", reforça Beatriz.
Caso de sucesso
Rodrigo Gunha é um apaixonado por cerveja que decidiu começar a empreender no setor em 2014, em Rondonópolis. Ele conta que a ideia inicial era produzir cerveja artesanal para consumo próprio, mas depois resolveu comercializar o produto quando surgiu a vontade de abrir um negócio.
O engenheiro químico diz que é transformador trabalhar com o que gosta. "Qualquer pessoa que cozinha ou produz alguma bebida vai entender essa sensação. É muito prazeroso ver as pessoas comendo ou bebendo o que a gente faz. E colocamos uma ótima energia nisso, fazemos de coração. Nossa cerveja é artesanal, feita por nós, então temos muito cuidado com a receita, com o processo de fermentação. Eu e minha esposa já viajamos pelo mundo buscando inspirações e novas receitas para o nosso negócio", afirma.
O empreendedor, proprietário da cervejaria que leva o nome do município, explica que o seu negócio tem crescido e para isso, contou com o apoio do Sebrae/MT para consolidar sua empresa.
"O Sebrae/MT nos ensinou a efetivamente gerenciar nosso negócio. Somos muito gratos porque aprendemos tudo, desde o que é um Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), como faz composição de custo, planilha o negócio e cuida do dinheiro. Eu sempre falo que fazer 10 mil litros de cerveja é fácil, difícil é vender 10 mil litros de cerveja".
Rodrigo ressalta que saber vender o produto, dominar a comunicação e saber se posicionar é fundamental para o sucesso do negócio. "Eu fiz curso de marketing digital do Sebrae/MT pelo WhatsApp, então tem muita ferramenta disponível para a gente que empreende. Saímos de 500 litros por mês para 6 mil litros por mês de produção e somos a única cervejaria artesanal da região Sul do estado e o Sebrae/MT faz parte da nossa história", finaliza.
Feira do Empreendedor
Além do setor gastronômico – englobando bebidas e alimentos – o megaevento também irá abranger outros serviços variados como beleza, saúde, consciência ambiental, internacionalização, energia solar, pet, financeiros, etc.
A Feira também terá diversos setores expondo produtos e iniciativas com referências em microfranquias, tecnologia, inovação, economia criativa, entre outras ações que serão apresentadas por mais de 36 horas de programação.
O maior evento de empreendedorismo do estado vai contar com a presença de palestrantes renomados como a empresária Rachel Maia, o ex-técnico Zico, a escritora Branca Barão, o atleta de alta performance Joel Jota, o escritor Marcos Piangers, o casal Roberta Carbonari e Paulo Muzzi, a empresária Natália Martins (Nati Beauty) e o publicitário Walter Longo.
Toda esta programação rica em conhecimentos e conteúdos voltados aos mais diversos segmentos deve impactar mais de 100 mil pessoas durante os quatro dias de evento. Mais informações sobre a Feira do Empreendedor podem ser acessadas pelo link:
https://feiradoempreendedor.mt.sebrae.com.br/. As inscrições são gratuitas.
(Com informações da assessoria)