Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

agenda da onu

Projetos voltados para ESG são elaborados por colaboradores do Grupo Oeste Solar

Foto: Reprodução

Projetos voltados para ESG são elaborados por colaboradores do Grupo Oeste Solar
A segunda edição do Workshop Integração ESG, do Grupo Oeste Solar, composto pelas empresas Oeste Solar Energia, Enersim, EnergySeg e Solar Oeste Mato Grosso, foi realizado no sábado (26), no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), em Cuiabá.

Leia mais
Setor produtivo comemora aprovação do Marco Temporal em comissão do Senado


Desta vez, no ciclo de palestras voltadas para a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável, a presidente da Federação dos Povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT), Eliane Xunakalo conversou com os colaboradores sobre os povos originários e o meio ambiente, no qual abordou questões ligadas à diversidade e como são as tradições dos indígenas, para que os colaboradores  possam saber como receber e conviver com indígenas que estejam ingressando no mercado de trabalho. 

“Nós temos um jeito diferente, costumes, usamos adereços com penas, contas, e muitas vezes estamos pintados. Para quem não tem entendimento da nossa cultura, pode se espantar, mas isso faz parte do nosso cotidiano, da forma que fomos criados”, pontua Eliane.

Quem se identificou com a palestra foi a colaboradora Brenda Yamamura, assistente administrativo da Enersim, pois ela é descendente do povo Bororó.

“Eu me senti feliz, pois isso mostra que as empresas estão mudando a visão em relação aos povos indígenas, os incluindo no mercado de trabalho, tornando importante a presença deles e consequentemente levando informação para as aldeias. Isso traz um sentimento de igualdade”, afirma Yamamura.

O workshop também contou com palestras sobre governança de metas e indicadores ESG (Cláudio Trindade), ESG no contexto do Grupo OSE (Justino Nascimento), e Sustentabilidade (Liliane Cerqueira).

Gincana

Uma das formas encontradas para ter maior interação dos colaboradores com as pautas ESG foi dar temas ligados às ODS para que eles desenvolvessem ações a serem aplicadas na empresa e implantadas com o próprio acompanhamento da equipe.

A equipe OSE foi dividida por meio de sorteio por cores em 4 grupos, os colaboradores apresentaram projetos voltados para a ODS 5 (igualdade de gênero), ODS 8 (emprego digno e crescimento econômico), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis), e ODS 12 (consumo e produção sustentável).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet