Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

alto rendimento

Mato Grosso deve produzir mais de 5 milhões de toneladas do caroço de algodão, aponta Imea

Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Mato Grosso deve produzir mais de 5 milhões de toneladas do caroço de algodão, aponta Imea
Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) estimou a produtividade do algodão em  5,34 milhões de toneladas para a safra 22/23. O alto patamar de rendimento é pautado, principalmente, pelos bons volumes de chuva registrados no decorrer da temporada, o que contribuiu para o desenvolvimento do algodão.

Leia também
Mato Grosso deve exportar 1,46 milhão de toneladas de algodão, aponta Imea

Segundo os dados do Imea,  em Mato Grosso foi mantida em 1,20 milhão de hectares a área projetada para a safra. Com isso, houve um incremento de 2,15% em comparação ao ciclo  2021/22.

Em relação à produtividade do algodão em caroço, a estimativa aumentou 1,22% quando comparado com os dados do último relatório, ficando na média de 295,93 arrobas por hectare, 19,39% superior ao da safra 2021/22.

O alto patamar de rendimento é pautado, principalmente, pelos bons volumes de chuva registrados no decorrer da temporada, o que contribuiu para o desenvolvimento do algodão.

"Em jul/23, a comercialização de pluma da safra 22/23, em MT, alcançou 72,24% da produção estimada para o ciclo, avanço mensal de 2,46 p.p., a um preço médio de R$ 133,88/@. Cabe destacar que o preço médio comercializado em jul/23 foi 0,39% maior que o registrado em jun/23, reflexo da valorização das cotações na bolsa de NY, o que contribuiu para as novas vendas no estado", apontou o Imea.

Cabe ressaltar que até o dia 4 de agosto apenas 35,12% da área estimada para o estado havia sido colhida e diante disso, até o final dos trabalhos a campo a produtividade ainda pode ser reajustada.

Por fim, diante da manutenção da estimativa de área e do incremento na produtividade, é estimada uma produção de 5,34 milhões de toneladas de algodão em caroço, volume 1,22% maior que o relatório passado, e aumento de 21,96% ante a temporada passada
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet