Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

circuito de palestras

Organizado pela Fênix DTVM, evento aborda processos na mineração e estreita relação com postos de compra

Foto: Reprodução

Organizado pela Fênix DTVM, evento aborda processos na mineração e estreita relação com postos de compra
Responsáveis por Postos de Compra de Ouro (PCO) com atuação em 4 estados (MT, PA, GO e RO) participaram do 1° PCO Day, realizado no último sábado (25), em Cuiabá. Organizado pela Fênix DTVM, o circuito de palestras e rodas de conversas abordaram ações da cadeia do ouro responsável.

Leia mais
Fênix DTVM participa de evento que aborda acontecimentos socioeconômicos e perspectivas para o mercado de câmbio


De acordo com Pedro Eugênio Procópio da Silva, diretor da Fênix DTVM, o objetivo do evento foi de transmitir para os PCOs a preocupação dos cuidados que devem ser tomados quanto a regularidade das operações, fomento de controles e implantação de novas tecnologias que permitam o sucesso e tranquilidade quanto ao não envolvimento com qualquer situação de risco.

“A transparência dentro de um mercado como o nosso é essencial. Tanto é verdade que toda essa transparência que carregamos é confirmada pelo reconhecimento internacional que a fênix tem hoje”, afirma Procópio.

Carlos Melo, representante da Cooperativa CGL (PA), classificou a ação da Fênix como um start em novas iniciativas do setor da mineração. “Fico feliz em ver que a Fênix está focando na melhor transparência na questão da comercialização do ouro e incentivando a legalidade. Acredito que isso aqui vai ser um divisor de águas no setor da mineração”.

João Ferreira, diretor da COMIDEC, uma cooperativa localizada no Crepurizão, distrito de Itaituba (PA), também considerou a ação da Fênix positiva. “A legislação muda com muita rapidez e é essencial no atual cenário transmitir essas informações para quem está na ponta, que somos nós. Enxergo positivamente a atitude da Fênix com intuito de perpetuar o mercado, atuando dentro da legislação”. 

O evento 

No período da manhã foram abordados procedimentos e setores de execução da Fênix. “Nosso objetivo é esclarecer as principais dúvidas de quem está na frente, recebendo e comprando ouro diariamente”, disse Vinicius Pinho diretor de Governança, Riscos e Compliance, que apresentou uma palestra sobre prevenção à lavagem de dinheiro e extração ilegal.

À tarde houve uma palestra com Rosane Santos, Diretora de Meio Ambiente, Relacionamento com Comunidades, Comunicação Corporativa e ESG da BAMIN (Bahia Mineração). “É as empresas entenderem o meio em que vão executar seus negócios e se isso deve impactar alguma comunidade. Além de não atrapalhar, é possível melhorar. Essa é uma das bases do ESG que podem, inclusive, implicar em risco de falência caso não cumprido”, abordou.

O evento contou ainda com dois painéis técnicos com especialistas do setor. O primeiro abordou o tema: “Como a tecnologia e inovação pode contribuir para a compra de ouro responsável” e o segundo “Ambiente regulatório e o caminho da fiscalização”.

Eduardo Gama, fundador da startup Certimine, foi um dos especialistas a participar das abordagens. Ele está à frente da certificação e rastreabilidade em blockchain dentro da cadeia produtiva mineral – projeto usado pela Fênix DTVM.

“A Fênix vem inovando em um setor extremamente defasado. Precisamos desses novos ares, dessas novas ideias e desse suporte ao minerador desamparado. Eventos como esse são imprescindíveis para que a gente veja uma mudança no mercado e uma melhoria dos processos, de como os produtores interagem com os órgãos públicos reguladores. Espero que aconteça todo ano”, pontua Eduardo Gama.

Ainda enriqueceram o 1° PCO Day com seus conhecimentos Giorgio de Tomi, do Núcleo de Pesquisas para a Mineração da Universidade de São Paulo(NAP-USP); Rafael Brant, da Plataforma Jazida; Luiz Adami, do escritório CBS Advogados; Sheila Kleiner, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT); Santiago Schunck, do escritório Nelson Wilians e Advogados Associados; Gilson  Camboim, presidente na Federação das Cooperativas Mineral de Mato Grosso (FECOMIN) e Roberto Cavalcanti, do Instituto Somos do Minério.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet