Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

controle e monitoramento

Agência Nacional da Mineração publica Resolução estabelecendo novas regras

Foto: Agência Brasil

Agência Nacional da Mineração publica Resolução estabelecendo novas regras
A Agência Nacional da Mineração (ANM) publicou a Resolução nº 129/2023, na semana passada. As novas regras incidem sobre o setor de mineração, estabelecendo quesitos de controle e monitoramento, contemplando toda a cadeia de produção e comercialização das atividades desse segmento. O objetivo é tornar o serviço cada vez mais responsável e seguro.

Leia também 
Ministério da Agricultura requer liberação de recursos ao Tesouro para viabilizar até R$ 30 bilhões em financiamentos para o agro


A agência reguladora ouviu sugestões de empresas e representantes do setor para a construção da nova norma. As contribuições do setor de mineração foram encaminhadas à ANM por meio de uma chamada pública, aberta no ano passado. A Fênix DTVM, empresa que atua no mercado de ouro, foi uma das instituições que participaram do processo, tendo muitas de suas propostas contempladas no documento final.

“A resolução traz em seu texto algumas de nossas sugestões que traduzem o que almejamos, que é maior controle, monitoramento e estruturação do mercado de ouro responsável”, afirmou Pedro Eugenio Gomes Procópio da Silva, diretor da Fênix DTVM.

A nova resolução foi criada para aperfeiçoar e regulamentar os artigos 10 e 11 da Lei nº 9.613/1998, que dispõem sobre prevenção a lavagem de dinheiro, financiamento de terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa.

Para Pedro, grande parte das propostas presentes já estão em vigor na Fênix DTVM. A empresa é pioneira em projetos que buscam tornar o mercado de mineração mais responsável, transparente e seguro, em todas as frentes de atuação.

“A Fênix DTVM empenhará cada vez mais esforços para que o mercado de comercialização de ouro do Brasil seja reconhecido mundialmente por suas boas práticas”, disse o diretor.

Resolução

O dispositivo tem por objetivo disciplinar a forma de cumprimento dos deveres de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo e da proliferação de armas de destruição em massa (PLD/FTP), legalmente atribuídos aos mineradores produtores de pedras e metais preciosos que atuam na atividade de extração minera

“O texto agora abarca muitos dos controles e monitoramentos que já realizamos em nossa instituição de forma cotidiana. Agora, nós continuaremos empreendendo esforços para que o mercado de comercialização de ouro brasileiro seja reconhecido mundialmente por suas boas práticas”, reforçou o diretor da Fênix DTVM. 
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet