Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Com a presença do Governador

Caminhão a gás é lançado em MT: 'Medidas do Estado dão segurança para essa iniciativa'

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Caminhão a gás é lançado em MT: 'Medidas do Estado dão segurança para essa iniciativa'
Para Gilmar Meneghini, presidente da Rota do Oeste, o Governo de Mato Grosso tomou medidas fundamentais para o lançamento do “Caminhão a Gás” no estado. O modelo da Scania foi lançado nesta segunda-feira (27), com a presença do governador Mauro Mendes.

Leia também 
MPE denuncia ex-secretário da Saúde e mais dez por lavagem de dinheiro, associação criminosa e peculato


De acordo com Meneghini, a iniciativa só foi possível porque o Estado manteve o contrato com a Bolívia para o fornecimento de gás natural. "Em Mato Grosso, o custo do gás é muito bom, é o melhor do Brasil. Recentemente foi renovado o contrato com a Bolívia, dando mais estabilidade, dobrando a quantidade a ser consumida. Isso é muito importante e nós dá confiança para fazer o investimento", relatou.

O caminhão a gás tem menor custo operacional, motores de 9 e 3 litros, movidos a gás natural e biometano, com baixos níveis de emissões, menos ruídos, e possui o mesmo desempenho, potência e dirigibilidade dos modelos a diesel.

Segundo o governador, essa novidade é prova dos esforços do Governo do Estado para ampliar as matrizes energéticas têm dado resultado. "Estamos trabalhando nessas parcerias para que o gás seja uma alternativa ao transporte, melhorando a logística e a competitividade do agronegócio e de todos os setores. O gás é muito menos poluente e isso vai ao encontro do desejo mundial e do nosso desejo em reduzir as emissões de carbono", pontuou.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou que o empresariado de Mato Grosso já enxerga o gás como uma alternativa rentável. "Foi no governo Mauro Mendes que tivemos o primeiro contrato firme de gás natural, propiciando que as pessoas passassem a usar essa fonte de energia. O gás se mostrou um combustível economicamente viável para o transportador e sustentável, alinhado com as metas de carbono zero em Mato Grosso", ressaltou.

Também participaram do lançamento o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; o presidente da Companhia Mato-grossense de Gás (MT Gás), Rafael Reis, além de empresários do setor.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet