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Sábado, 27 de abril de 2024

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Pelo segundo ano consecutivo, AMAGGI é líder do ranking mundial por ações contra o desmatamento

Foto: Reprodução

Pelo segundo ano consecutivo, AMAGGI é líder do ranking mundial por ações contra o desmatamento
Pelo segundo ano consecutivo, a AMAGGI ficou em primeiro lugar no ranking mundial Forest 500 em relação a medidas tomadas contra o desmatamento. A iniciativa reconhece o compromisso e a implementação de políticas de combate ao desmatamento e riscos relacionados a direitos humanos da AMAGGI.

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O levantamento foi divulgado no dia 15 de fevereiro de 2023 pela organização Global Canopy, instituição sem fins lucrativos e que fornece dados inovadores de acesso aberto, métricas claras e insights para as principais empresas, instituições financeiras, governos e organizações em todo o mundo.

Há nove anos o ranking identifica e avalia anualmente 500 organizações, sendo 350 empresas e 150 instituições financeiras mais influentes ao redor do mundo, que inclui empresas como Nestle, Pepsico, Unilever, Johnson & Johnson, Danone, entre outras multinacionais do setor agro.

“Agora é universalmente aceito que acabar com o desmatamento e a conversão dos ecossistemas naturais é a única maneira de alcançar nosso clima e natureza alvos. Não há net zero [ou seja, zerar as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera] sem acabar com o desmatamento e a conversão o mais breve possível”, segundo trecho que consta no relatório final.

As avaliações foram baseadas em informações disponibilizadas publicamente pelas empresas, entre maio e novembro de 2022. O objetivo, segundo a Global Canopy, é incentivar a transparência das companhias que operam em cadeias de suprimentos de commodities com risco florestal no mundo.

“A nota que conquistamos reflete a responsabilidade que assumimos em promover o combate ao desmatamento em toda a nossa cadeia e, assim, fornecer commodities mais sustentáveis. Seguimos nosso objetivo de manter zero desmatamento e conversão de vegetação, e em formas de garantir a origem sustentável de nossos produtos”.

“Esse reconhecimento também é reflexo da transparência das nossas políticas e ações, já que os índices são feitos com base nas informações que disponibilizamos de forma pública”, destacou Juliana Lopes, diretora de ESG, Comunicação e Compliance da AMAGGI.

O Forest 500 divide a avaliação em quatro categorias: abordagem geral; conteúdo dos compromissos; direitos humanos associados (antes chamados de ‘considerações sociais’); e relatórios e implementação.

No atual ranking, foram adicionados três novos indicadores à metodologia, sendo dois deles sobre compromissos da empresa – como o de tolerância zero em relação à violência e ameaças contra defensores da floresta e dos direitos humanos e monitoramento das cadeias de suprimentos ou instalações em relação a esse assunto.

Um dos pontos abordados no relatório é a importância do acompanhamento das ações e atividades dos fornecedores das empresas que integram o ranking. No levantamento atual, foi revelado que somente 50 empresas do Forest 500, entre elas a AMAGGI, fazem esse monitoramento de sua cadeia de fornecedores.
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