Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

TEMPORARIAMENTE

Ministério da Agricultura suspende exportações de carne para China após caso de 'Vaca Louca'

Foto: Reprodução

Ministério da Agricultura suspende exportações de carne para China após caso de 'Vaca Louca'
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) decidiu suspender temporariamente, a partir desta quinta-feira (23) as exportações de carne para a China. A medida foi anunciada nesta quarta-feira (22) e segue protocolos sanitários após a identificação de um caso de Encefalopatia Espogiforme Bovina (mal da “vaca louca”). O animal, de 9 anos, vivia em uma pequena propriedade no município de Marabá, no estado do Pará. 

Leia mais: 
Nematoides causam perdas de safra de soja e provocam alerta em classe produtora


Apesar do caso localizado, a medida de suspensão afeta todo o mercado de carnes brasileiras. O Mapa vem adotando todas as providências governamentais para que o caso possa ser analisado. Um comunicado oficial chegou a ser enviado para a Organização Mundial de Saúde Animal (OMAS) e as amostras foram enviadas para o laboratório de referência da instituição em Alberta, no Canadá, que poderá confirmar se o caso é atípico.

O animal, criado em pasto e sem ração, foi abatido e sua carcaça incinerada no local. O serviço veterinário oficial brasileiro está realizando a investigação epidemiológica que poderá ser continuada ou encerrada de acordo com o resultado.

Seguindo o protocolo sanitário oficial, as exportações para a China foram temporariamente suspensas a partir desta quinta-feira (23). Até o momento não há confirmação de suspensão do comércio para outros países. 

O ministro Carlos Fávaro afirmou que segue em diálogo com as autoridades para prestar todos os esclarecimentos e garantir o restabelecimento do comércio da carne brasileira. “Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, ressaltou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet