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Sexta-feira, 23 de outubro de 2020

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Magazine Luiza: Um caso de sucesso e engajamento virtual

Guilherme Camargo

11 Ago 2020 - 15:00

Foto: Reprodução

Magazine Luiza: Um caso de sucesso e engajamento virtual
Com um case de sucesso memorável, o Magazine Luiza inovou em suas estratégias de divulgação e alcançou o patamar de uma das maiores redes de varejo do Brasil. Além de servir de inspiração para diversos empreendedores, este triunfo deve ser analisado e estudado para que novas soluções no mercado online sejam criadas.

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O Magazine Luiza é uma empresa tradicional, fundada em 1957, na cidade de Franca, interior de São Paulo, pela empreendedora Luiza Trajano. Ainda assim, o seu sucesso nacional é relativamente recente.

Muito mais do que as lojas físicas

A revolução começou quando o sobrinho neto da fundadora, o administrador Frederico Trajano, assumiu a presidência do Magazine Luiza, deixando claro a sua intenção de explorar o mercado digital de maneira agressiva, mas muito estudada.

O seu ímpeto permitiu que a rede varejista atingisse o crescimento de quase 600%, que, além dos lucros, levou Frederico a nomeação de homem do ano em Liderança, pela revista GQ Brasil em 2018.

Todo atendimento passou a ser online, onde, desde os vendedores e entregadores, até a diretoria, começaram a utilizar o aplicativo para reportar seu serviço e assim receber feedback dos clientes.

A revolução do Luiza Labs

A mudança e a implementação do case de sucesso deu início com o Luiza Labs, um laboratório de tecnologia do Magazine Luiza. A força de trabalho do Luiza Labs é gigante, ele conta com centenas de colaboradores para alinhar as estratégias digitais com a intenção de garantir que os clientes do Magazine Luiza tenham uma experiência digital cada vez mais agradável.

As soluções do Luiza Labs são as mais diversas, que vão desde as plataformas de aplicativos e site, até o “Magazine Você”, onde o consumidor pode criar uma vitrine virtual e comercializar os produtos recebendo uma comissão. A adesão desta plataforma possui mais de 300 mil usuários.

A vendedora virtual “Lu”, por si só já é um case de sucesso, que além de auxiliar os consumidores com as vendas do site, ainda sana dúvidas e simplifica os termos técnicos mais complicados. A popularidade é tamanha, que o “Canal da Lu” no YouTube, conta com mais de 1,6 milhão de inscritos, números dignos de uma influencer digital.

O case de sucesso do Magazine Luiza foi capaz de levar uma pequena rede de lojas do interior de São Paulo, a uma das principais redes varejista do Brasil, disputando, em condição de igualdade, com gigantes do setor, como Casas Bahia e Ponto Frio.
 
Guilherme Camargo atua na área do marketing, e é proprietário da Gallant Company, agência sediada em Cuiabá. Ele escreve duas vezes por semana para o Olhar Agro & Negócios. Mais informações no Instragram, onde são realizadas postagens diárias.

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