Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Economia

Icec

Confiança do empresariado cresce 21% em Cuiabá graças a melhor econômica e redução de juros

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Confiança do empresariado cresce 21% em Cuiabá graças a melhor econômica e redução de juros
Em ritmo de melhora, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), atinge 122,8 pontos em janeiro na Capital. A variação mensal é 1,7% superior em comparação com o mês de dezembro de 2017 (120,8 pontos). Já na comparação anual foi registrada alta de 21,1% sobre o mesmo período do ano passado, quando atingiu 101,4 pontos. A pesquisa, apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) foi divulgada na quarta-feira (24) pela Fecomércio-MT. 

Leia mais:
Mais vantajoso que cartões, Bitcoin é aceito em apenas duas empresas de MT; saiba quais

De acordo com o presidente da enteidade, Hermes Martins da Cunha, o constante crescimento durante o ano passado se deu pela melhora gradativa das condições econômicas, com o recuo nas taxas de juros, aumento no número de empregos gerados e da trajetória favorável da inflação. Diante disso, para este ano, a previsão é que o comércio registre alta de 5,1%, podendo resultar no maior crescimento das vendas desde 2012.

O subíndice que mede as Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) teve a maior alta no período, com elevação de 5,3% sobre o mês anterior e atingindo 96,2 pontos, contra 91,4 pontos do mês de dezembro do ano passado.  

Entre os subíndices da pesquisa, o que mede a Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC) apresentou variação positiva de 0,9% e chegou a 96,2 pontos em janeiro sobre o mês anterior. O único com variação negativa para o mês foi em relação ao nível de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que apresentou retração de -0,2% de um mês para o outro e atingiu 107,7 pontos.

Na variação anual para os subíndices da pesquisa, o resultado é de melhora em todos eles. De janeiro de 2017 para o mesmo mês deste ano, o ICAEC (Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio) apresentou a maior alta, de 50,8%. O IEEC (Índice de Expectativa do Empresário do Comércio) teve crescimento de 11,6% para o período e o IIEC (Índice de Investimento do Empresário do Comércio) registrou crescimento de 15,9%.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet