Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Agronegócio

Vendendo o peixe

Maggi afirma na Bélgica querer elevar vendas para Comunidade Europeia; veja vídeo

Foto: Divulgação/Mapa

Maggi afirma na Bélgica querer elevar vendas para Comunidade Europeia; veja vídeo
Em missão na Europa, o ministro da Agricultura Blairo Maggi afirmou para empresários da Bélgica querer elevar as vendas da produção brasileira para a comunidade europeia. O ministro ao assumir o Ministério da Agricultura anunciou ter como meta aumentar de 7% para 10% a participação do Brasil no comércio mundial.

Em Bruxelas, na Bélgica, na sexta-feira, 27 de janeiro, Blairo Maggi disse para empresários locais que o agronegócio irá ajudar o Brasil voltar a crescer. Em meio a números e vídeo, o ministro brasileiro tem mostrado ao exterior os potenciais econômicos e a sustentabilidade do Brasil, principalmente da agropecuária.

Conforme Maggi, hoje, o Brasil tem 9,6% do mercado europeu e quer ampliar essa participação. "Estamos muito interessados em continuar ampliando nossos negócios. O país vive uma crise econômica profunda e precisa sair rápido dessa posição".

Leia mais:

Ministro Blairo Maggi defende na Alemanha o fim de barreiras comerciais

Na Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira, Blairo Maggi comentou em reuniões com empresários e políticos da União Europeia que o Brasil possui condições de ampliar a produção agrícola sem utilizar novas áreas da Floresta Amazônica.

"A própria legislação brasileira determina que nós não ocupemos mais áreas da floresta", afirmou.

Estudos divulgados pela Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop, divulgado em outubro de 2016, como o Agro Olhar destacou na época, mostra que em Mato Grosso o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta chega a proporcionar ganhos em produtividade de até 32 arrobas na pecuária bovina em um ano. O volume, inclusive, supera em cinco vezes a média nacional e em oito vezes a produtividade média por hectare no Estado se usado apenas o sistema da pecuária.

“Tive a oportunidade de ir ao Parlamento Europeu, de conversar com os parlamentares e de mostrar o que temos conseguido fazer nesses últimos anos. Nosso progresso é evidente, mas muitas vezes pouco reconhecido”, pontuou Maggi.

O ministro da Agricultura enfatizou ainda em sua viagem, que "As pessoas não conhecem muito bem o que estamos fazendo e precisamos divulgar, mostrar que o Brasil não é um país isolado, que faz parte do complexo sistema global de produção, com suas regras econômicas e políticas".

Ainda de acordo com Maggi, "Há uma preocupação ambiental, ação e atitude do governo e dos brasileiros que, assim como a população mundial, defendem também a Amazônia. Não significa negar problemas e sim de agir. Tenho dito que o Brasil não deve e não tem do que se envergonhar ou deixar de falar o que faz. Vamos preservar o que deve ser preservado, o que é muito importante para a estabilização do clima mundial".

Estimulo ao comércio livre

Em audiência com o ministro do Comércio da Bélgica, Pieter de Crem, o ministro brasileiro disse ter uma “posição muito clara” quanto às trocas bilaterais.

“Vivo num ambiente muito competitivo e entendo que o mesmo contêiner que leva batata traz o frango. E o que leva a pera tem que trazer outra coisa”, declarou Maggi, que ressaltou estar estimulando a criação de condições necessárias para o comércio.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet