Olhar Agro & Negócios

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Notícias | Agronegócio

MINIUSINA

Minilaticínio instalado na 52ª Expoagro mostra ao público funcionamento da indústria leiteira de MT

Foto: Assesoria/Henrique Pimenta

Miniusina leiteira exposta na 52ª Expoagro em Cuiabá

Miniusina leiteira exposta na 52ª Expoagro em Cuiabá

Uma miniusina de processamento de leite está exposta ao público para demonstração de como funciona a produção industrial de leite. O minilaticínio é apresentado pela Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf) na 52ª Expoagro em Cuiabá.

Leia mais: 
Incentivos à cadeia do leite em Mato Grosso serão debatidos pela Assembleia Legislativa

A pequena usina é apresentada aos visitantes da feira com o apoio da Univag e do Sindicato Rural de Cuiabá. A Seaf cedeu para a exposição dois resfriadores de leite com capacidade de armazenamento de mil litros, além das peças para montagem do minilaticínio.

Segunda a secretária de Agricultura Familiar, Suelme Fernandes, o minilaticínio foi cedido para que o público conheça de perto a higienização ideal no processo lácteo. O objetivo, conforme a secretária, é levar o stand para outras feiras agropecuárias do Estado.

A miniusina de processamento instalada na Expoagro foi visitada no primeiro dia da exposição pelo governador Pedro Taques e o ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi.

Indústria leiteira


Atualmente Mato Grosso ocupa o 8º lugar na produção nacional de leite. No entanto, de acordo com dados divulgados pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) a cadeia produtiva do leite no Estado sofre queda por conta da falta de incentivos.

Por conta disso, presidente da Associação dos Criadores de Gir Leiteiro de Mato Grosso, Getulio Vilela ressaltou a importância de trazer a bovinocultura de leite para o Fórum das Cadeias Produtivas.

“A realização do Fórum só vem a contribuir para o pequeno produtor rural, levando informação e conhecimento de novas tecnologias”, afirmou.

A produção leiteira é assunto principal do dia 07 de julho no Fórum das Cadeias Produtivas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet