Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Pecuária

52ª Expoagro

Tecnologias estão mais acessíveis mas às vezes não chegam ao campo, diz pesquisador

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Tecnologias estão mais acessíveis mas às vezes não chegam ao campo, diz pesquisador
Os sistemas de integração entre lavoura e pecuária, além da incorporação da floresta, são alternativas para ganhos de produtividade no campo ao mesmo tempo que tais técnicas auxiliam na redução da emissão de gases nas áreas de produção. Entretanto, apesar das tecnologias estarem mais acessíveis aos produtores o conhecimento muitas vezes não chega ao campo.

A sustentabilidade ambiental e a produção pecuária foi um dos pontos debatidos no Fórum das Cadeias Produtivas, que ocorre durante a 52ª Expoagro, na manhã desta terça-feira, 05 de julho.

Leia mais:
Informação segmentada e direcionada atende ao interesse dos produtores, afirma Acrimat

A questão do conhecimento muitas vezes não chegar ao campo foi destacada pelo professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o agrônomo Arthur Behling Neto, que ministrou a palestra “Uso do capim na mitigação de gases do Efeito Estufa”, durante o Fórum das Cadeias Produtivas, que aborda nesta terça-feira a bovinocultura.

Segundo Behling Neto, os sistemas de integração Lavoura e Pecuária (iLP) e integração Lavoura, Pecuária e Floresta (iLPF) são sistemas eficientes e que mesmo que o produtor não consiga um incentivo econômico para a implantação em sua propriedade, é possível realiza-los e obter ganhos, pois os mesmos vem com a melhora da produção.

O pesquisador revela ser possível produzir capim sem a utilização de adubo, através da utilização de tais técnicas e com isso conseguir uma redução na emissão de gases do Efeito Estufa.

Na avaliação de Behling Neto, "os produtores estão em busca de conhecimento para melhorias de sua produção, tanto que eventos como este sempre conta com a presença de produtores interessados”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet