Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Política

EM BUSCA DE mercados

Em G20, Blairo Maggi considera possível ampliar venda de produção sustentável brasileira para a China

Foto: Noaldo Santos / MAPA

Em G20, Blairo Maggi considera possível ampliar venda de produção sustentável brasileira para a China
A abertura de novos mercados e a questão ambiental foram os temas centrais da primeira rodada de discussões da reunião de ministros da Agricultura do G20, que teve início na quarta-feira, 01 de junho, em Xian, na China. A expectativa é de dobrar a exportação de commodities para a China, Oriente Médio e outros países da Ásia, nos próximos 10 anos.

O encontro reúne os 20 ministros da Agricultura dos maiores produtores do mundo e, em pauta, estão desenvolvimento rural, segurança alimentar, nutrição, questões ambientais, entre outros.

A possibilidade de suspensão do uso de glifosato na agricultura foi um dos temas mais discutidos no primeiro dia do encontro. O ministro Blairo Maggi, da Agricultura do Brasil, observou que, caso a União Europeia suspenda o produto, a segunda safra de milho e a safra de algodão podem ser comprometidas no Brasil.

Leia mais:
Blairo Maggi negocia no G20 ampliação de comércio com vários países

“O custo de produção ficará muito mais elevado, pois enquanto hoje se utiliza 30 litros de óleo para dessecagem poderá passar para 100 a 120 litros se o glifosato for suspenso como estão propondo. É um tema importante é que vamos continuar acompanhando e que implica inclusive na questão ambiental, pois mais óleo diesel no campo significa maior emissão de CO²”, argumentou Maggi, ministro da Agricultura e chefe da Missão do Brasil no G20.

Na chegada à China, a comitiva ministerial foi recepcionada pelo embaixador brasileiro em Pequim, Roberto Jaguaribe.

Na pauta bilateral, o comércio de carnes, grãos, lácteos e frutas entre os países, além de acordos com o Mercosul, por exemplo. A agenda segue até este fim de semana, mas a comissão brasileira também terá agenda na próxima semana.

“Na segunda e na terça-feira vamos tratar da habilitação de novos frigoríficos brasileiros para exportar para a China. Sabemos o quanto esse mercado é importante e de enorme potencial para a carne produzida no Brasil. Estamos empenhados em ampliar as relações comerciais e este é um momento único”, afirmou o ministro Blairo Maggi.

Principal interlocutor do ministro, o senador Cidinho Santos (PP), que faz parte da comitiva liderada pelo ministro da Agricultura, observou que o interesse pelos produtos brasileiros a capacidade de exportação brasileira pode aumentar significativamente com as articulações que estão sendo feitas.

“A produção brasileira é reconhecida mundialmente e o interesse é grande aqui fora por nossos produtos. Estamos ouvindo os anseios, analisando as discussões e problemas levantados para avaliarmos os melhores caminhos para que o Brasil aumente ainda mais as exportações, pois mesmo sendo a sétima economia do país, o Brasil ainda ocupa o 25º lugar no ranking de exportadores”, justificou Cidinho Santos.

O G20 é formado pelo Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Os países membros respondem por 60% da população mundial e 70% da população rural global.

A agenda da comitiva já incluiu reuniões com ministros de vários países, entre eles: Jonathan Cordone (subsecretário de Agricultura e Serviços Agrícolas Estrangeiros dos Estados Unidos da América), Alexandrer Nikolayevich Tkachyov (Ministro da Agricultura da Rússia), Han Changfu (ministro da Agricultura da China), Ricardo Buryaile (ministro Agricultura da Argentina), Phil Hogan, (comissário da União Europeia para a Agricultura e Desenvolvimento Rural), ministro da Agricultura da União Europeia, Luís Manuel Capoulas Santos, José Graziano da Silva, (diretor-geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet