Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

Inmet finaliza instalação de estações meteorológicas no Tocantins

Uma equipe do Inmep – Instituto Nacional de Meteorologia, órgão ligado ao Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, está na cidade de Marianópolis, região Centro-oeste do Estado, realizando a instalação de mais uma estação meteorológica do Tocantins. Esta é a última unidade que faltava para ser instalada no Tocantins. No mês de novembro, outras duas foram implantadas nas cidades de Campos Lindos e Mateiros.

As três estações, segundo a coordenadora de Mercado e Logística da Diretoria de Sustentabilidade no Agronegócio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Denise Coelho Gomes, são automáticas, ou seja, compostas de uma unidade de memória central ("data logger"), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos. Os valores são observados minuto a minuto e a cada hora os dados são automaticamente enviados ao Inmet.

A unidade de Marianópolis faz parte do grupo de estações em que o Inmet possui, em parceria com a Seagro. Ao todo, 11 estações já estão em funcionamento no Tocantins, sendo cinco em Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Paranã e Peixe, com apoio da Seagro.

As estações instaladas no Tocantins têm como principal objetivo levar aos produtores rurais informações precisas sobre a situação das chuvas, pressão atmosférica, temperatura (máxima, mínima e média), precipitação, radiação solar e velocidade e direção dos ventos. “De posse destes dados, será possível precisar o período certo de plantio e colheita, quando e quanto irrigar”, explicou Denise.

Parceria

A manutenção dos cercados, onde estão às estações é de responsabilidade do proprietário do imóvel rural. Já a manutenção dos aparelhos meteorológicos fica a cargo do Inmet. A Seagro foi responsável por mediar junto ao governo do Estado, a instalação destas unidades de medição meteorológica.

Benefícios

A partir da instalação dos novos equipamentos, o produtor rural terá condições de programar melhor seu plantio, aplicação de insumos e colheita, tendo, para isso, dados coletados em sua própria região. Para obter as informações meteorológicas de sua região, o empresário rural pode procurar a Diretoria de Sustentabilidade do Agronegócio na Seagro ou acessar o site do Inmet (www.inmet.gov.br). 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet