Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Geral

duas safras/ano

Nova cultivar de uva para clima tropical pode alavancar produção de suco no Estado

O agricultor e proprietário de uma indústria de suco em Nova Mutum, Michel Leplus, testou a BRS Magna em sua fazenda e ficou empolgado. Segundo ele, esta cultivar tem grande potencial para a região Centro-Oeste.

A cultivar de uva BRS Magna - validada em Mato Grosso na fazenda Melina, em Nova Mutum (250 km de Cuiabá) - tem como principal característica a ampla adaptação climática, podendo ser cultivada em regiões de clima temperado, como a Serra Gaúcha, ou tropical úmido, como em boa parte do Estado de Mato Grosso.

Segundo a pesquisadora da Embrapa Uva e Vinho, Patrícia Ritschel, a BRS Magna tem um ciclo de produção de médio a precoce, o que possibilita a colheita de duas safras por ano em regiões tropicais. Ela destaca ainda a presença nesta cultivar de grande quantidade de compostos fenólicos e antocianas. “Tais substâncias são benéficas para a saúde, ajudando na prevenção de doenças cardiovasculares”.

O agricultor e proprietário de uma indústria de suco em Nova Mutum, Michel Leplus, testou a BRS Magna em sua fazenda e ficou empolgado. Segundo ele, esta cultivar tem grande potencial para a região Centro-Oeste.

“Ela tem uma cor extraordinária, uma estrutura muito boa e bom paladar. É possível fazer um suco puro desta cultivar, sem precisar se preocupar com quantidade de mistura. Além disso, ela demonstrou uma boa capacidade de produção e um manejo muito razoável, com pouca folha e uma formação muito bonita. Acredito que seja a cultivar para nossa região”, disse.

A nova cultivar apresenta um sabor “aframboesado”, uma coloração violácea intensa e um alto teor de açúcar – de 17 a 19 ° Brix –, podendo ser utilizada para a elaboração de sucos pura ou em conjunto com outras variedades. Com o peso médio de 200g, o cacho é levemente compactado, a baga tem tamanho de 18 mm x 20 mm e a produtividade está em torno de 25 a 30 toneladas/ano.

A BRS Magna é a terceira cultivar de uva para regiões tropicais lançada pela Embrapa Uva e Vinho. Anteriormente já haviam sido disponibilizadas a BRS Cora e a BRS Violeta. Estes materiais são o resultado de um esforço para expandir a produção para outras regiões do país.

Conforme a assessoria da Embrapa, o carro chefe do programa de melhoramento genético é justamente desenvolver cultivares para as regiões tropicais. O Brasil tem 90 mil hectares de uva, sendo quase 50 mil só no Rio Grande do Sul.

“Usando cultivares adaptadas às regiões de clima temperado e levando em consideração o potencial das regiões tropicais do país, buscamos o desenvolvimento de novos materiais não só pensando no teor de açúcar maior e em um bom equilíbrio de sólidos solúveis, mas também com diferentes ciclos, ou seja, precoces, intermediários e tardios. Assim, você otimiza a estrutura de processamento nestas regiões”, explica o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, Lucas Ressureição Garrido.

Com informações da Embrapa.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet