Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política

transparência

Governo e BM&FBovespa discutem governança corporativa em Mato Grosso

Foto: Meneguini/GCom-MT

Governo e BM&FBovespa discutem governança corporativa em Mato Grosso
A governança corporativa e a escolha correta de fonte de financiamento foram discutidas durante o Workshop sobre "Governança Corporativa em Estatais", que contou com a presença de representantes da BM&FBovespa. Na ocasião foi apresentado o Programa da BMF&BOVESPA “Destaque em Governança de Estatais” e sobre um novo modelo de governança no pode público.

Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, o principal objetivo do evento era trabalhar a questão da transparência e governança em empresas estatais. Ele comenta que o modelo de governança corporativa pode ser aproveitado em empresas estatais, secretarias e/ou autarquias. "É uma forma de estrutura melhor os processos de cada órgão. Nós entendemos que as estatais no estado de Mato Grosso ainda estão longe de adquirir a certificação criada pela BM&FBovespa o ano passado com relação a transparência e governança, até porque elas tem que estar licitadas em bolsa, porém muitos dos pontos que são abordados por essa certificação já podem ser utilizadas dentro do estado".

Leia mais:
Prefeituras e Agricultura Familiar terão linhas de crédito na Desenvolve Mato Grosso

O workshop “Governança Corporativa em Estatais” ocorreu na manhã desta quinta-feira, 10 de março, em Cuiabá no Palácio Paguaiás.

Seneri Paludo afirma que o Brasil de uma maneira geral passa por uma “carência cada vez maior de combate à corrupção, carência à transparência, mas isso não pode acontecer sem ter uma gestão, uma governança corporativa dentro das empresas estatais e dentro do próprio governo para não perder o serviço ao cliente, que é o consumidor final dos produtos e serviços do estado”.

Na BM&FBovespa, explica a superintendente de Prospecção de Empresa, Edna Holanda, para diminuir a distância entre a regulamentação existente e a necessidade dos investidores criou-se os segmentos de governança, adaptados à diferentes perfis de empresas. “Se não tivéssemos criado essa ferramenta muitas empresas não teriam conseguido acessar recursos de mercado e teriam de procurar outras fontes”.

A governança, destaca a superintendente de Regulação e Orientação a emissores da BM&FBovespa, Patricia Pellini, pode melhorar a visão dos investidores quanto ao aprimoramento da qualidades da gestão das estatais.

A secretária do Gabinete de Transparência e Combate à Corrupção, Adriana Vandoni, frisa que o governo de Mato Grosso já vem implantando práticas de transparência e está sempre em busca de informações que auxiliem para otimizar as boas práticas de governança pública. "Estamos trazendo a experiência do setor privado para dentro do setor público".
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet