Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Pecuária

REABERTURA DE PORTOS

Japão realiza visita técnica em Mato Grosso visando ampliar mercado bovino

Foto: José Medeiros/GCom-MT

Japão realiza visita técnica em Mato Grosso visando ampliar mercado bovino
Uma missão técnica do governo do Japão passa por Mato Grosso para conhecer de perto a produção da pecuária bovina. No dia 04 de dezembro, o Japão oficializou o fim do embargo às carnes termoprocessadas brasileiras. A restrição de embarques de carne para o país asiático estava em vigor desde 2012.

Em Mato Grosso os japoneses estão sendo recebidos pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). O grupo visitou, acompanhado do Gerente Institucional da Acrimat, Nilton Mesquita Junior, e do consultor Amado de Oliveira Filho, nesta segunda-feira, 07 de dezembro, uma planta frigorífica em Diamantino e nesta terça-feira, 08, a visita será na Estância Anna Sofia, em Santo Antônio do Leverger.

A visita dos japoneses em Mato Grosso não está relacionada ao fim do embargo, anunciado no último dia 04 de dezembro.

Leia mais:
Tecnologia deve impulsionar produção de carcaça bovina em 46,1% até 2025 em Mato Grosso

O grupo japonês é formado por Masayoshi Kinoshita, Coordenador Senior de Higiene e Inspeção e Kenta Yonemoto, pesquisador do departamento de informações e pesquisa, membros da ALIC, que é uma entidade subordinada ao Ministério da Agricultura, Floresta e Pesca do Japão, e Milton Nonaka, contato da ALIC (Agriculture & Livestock Industries Corporation ) no Brasil.

Conforme o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), José Bernardes, o fato dos representantes do governo do Japão terem escolhido Mato Grosso como uma de suas rotas da missão sanitária vai além do fato do estado ser líder em produção de carne bovina.

“Além do maior rebanho brasileiro, a pecuária mato-grossense tem se destacado tanto no controle sanitário quanto na produção ecológica de seus rebanhos. Mato Grosso está apto a atender toda e qualquer exigência para exportações de carne bovina”, pontua Bernardes.

Além do mercado para a carne bovina, o Japão encerrou o embargo para produtos cárneos termoprocessados de origem suína, ovina e caprina (carne cozida congelada, conservas, extrato de carne, vísceras cozidas e embutidos).
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet