Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de abril de 2020

Notícias / Geral

Greve de fiscais federais agropecuários faz emissão de certificados sanitários acumular

Da Redação - Viviane Petroli

22 Set 2015 - 08:00

Foto: Do Internauta

Greve de fiscais federais agropecuários faz emissão de certificados sanitários acumular
Começam a acumular em Mato Grosso as emissões de certificados de produtos de origem animal e vegetal. A greve dos Fiscais Federais Agropecuários, deflagrada no último dia 17 de setembro, persiste no estado e em todo o Brasil visto a falta de acordo entre a categoria e o governo federal.

Segundo os Fiscais Federais Agropecuários em Mato Grosso, os serviços e atendimentos ao público estão suspensos, exceto em caso de emergência, que envolva saúde pública, sanidade animal e vegetal.

Leia mais:
Fiscais federais agropecuários em Mato Grosso entram em greve

Nos frigoríficos e portos já é possível sentir o reflexo da paralisação da categoria, uma vez que não estão sendo emitidas as certificações de produtos de origem animal e vegetal que amparam o transporte dos mesmos.

A greve, como o Agro Olhar comentou, foi deflagrada na última semana em todo o país. Entre as reivindicações nacionais estão à recomposição do quadro pessoal via concurso público, reposição salarial devido às perdas inflacionárias. A categoria ainda se posiciona contrária a terceirização/privatização do Serviço de Inspeção Federal.

Em Mato Grosso os Fiscais Federais ainda exigem a ocupação de cargos comissionados do Ministério da Agricultura (MAPA) por funcionários de carreira.

"O quadro funcional foi bastante reduzido desde 2013 em função das aposentadorias e das poucas vagas ofertadas no último concurso público. Cabe lembrar que recentemente no estado de Mato Grosso houve a publicação da nomeação de um superintendente de fora do quadro, o que não foi aceito pela categoria, que luta pela ocupação dos cargos por servidor de carreira, tendo como base o mérito (meritocracia)", destaca a Delegacia Sindical em Mato Grosso do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), por meio de nota.

A Anffa Sindical destaca ainda que a "atuação dos Fiscais Federais Agropecuários visa garantir a sanidade vegetal e animal, com atuação em frigoríficos, indústrias de bebidas, insumos agropecuários, portos e aeroportos, com implicações nas exportações e importações brasileiras, bem como na garantia da segurança de alimentos como carne, ovos, leite e derivados, no mercado interno".

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Agro Olhar. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Agro Olhar poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • márcio costa rodrigues
    24 Set 2015 às 09:20

    Vetado por conter expressões ofensivas e/ou impróprias, denúncias sem provas e/ou de cunho pessoal ou por atingir a imagem de terceiros. Queira por favor refazer seu comentário e reenviá-lo.

Sitevip Internet