Olhar Agro & Negócios

Quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Notícias | Logística

'ALELUIA'

Produtores recebem patrulha mecanizada após 34 anos de espera em Mato Grosso

Foto: Ilustração/Secom-MT

Associação de produtores da região Noroeste receberá patrulha mecanizada pela primeira vez após 34 anos

Associação de produtores da região Noroeste receberá patrulha mecanizada pela primeira vez após 34 anos

A Associação de Produtores Rurais do Rio Roosevelt (Aprovale) recebeu ajuda do governo do Estado, por meio de uma patrulha mecanizada, para manter em boas condições a MT-313, rodovia estadual que liga Aripuanã a Rondolândia (1050 e 1100 km a Noroeste de Cuiabá, respectivamente).


“Fomos atendidos pela primeira vez após mais de 34 anos de isolamento. Além da patrulha, vamos receber recursos para aprimoramento das estradas e assim auxiliar as prefeituras de Rondolândia e Aripuanã. Vejo como muito importante essa Parceria Público Privada”, comemorou o presidente da entidade, Eli Wagner.

Leia mais:
Pedágio e Patrulhas Comunitárias visam manutenção de rodovias em MT
Governador autoriza implantação de pedágios em 14 rodovias estaduais

Conforme a Secretaria de Comunicação do Estado (Secom/MT), o programa de Patrulhas Comunitárias é uma das iniciativas do Pró-Estradas para melhorar as rodovias estaduais. A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) fornece a patrulha para cada associação sem fins lucrativos, recursos para recuperação dos equipamentos, recurso mensal para gestão, óleo diesel e recursos para manutenção de pontes e bueiros. A associação se responsabilizará pela remuneração da mão de obra e recursos para manutenção rotineira das máquinas e o projeto de implantação.

Eli Wagner contou que a Aprovale nasceu de uma reunião de 14 pessoas em 1981, em Londrina (PR), e todos tinham terras na região. Entre os anos de 1981 e 1984 eles construíram com recursos próprios 400 km de estrada e depois mais 90 km já nos anos 90. A rodovia liga Aripuanã ao distrito de Conselvan, Vale do Rio Roosevelt e Rondolândia, algo em torno de 300 km de distância. Parte das rodovias da região foi aberta pela Aprovale, como a que liga Aripuanã a Ji-Paraná (RO) e Aripuanã a Espigão do Oeste (RO).

A entrega da patrulha atende um dos pleitos da população da região Noroeste, que pede mais investimentos nas rodovias estaduais. Além da MT-313, a população espera a pavimentação de 46 km da MT-208, que liga Aripuanã até o entroncamento com a BR-170, ligando Colniza a Castanheira em 260 km.

O secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Duarte, disse que das oito cidades da região Noroeste, cinco não tem ligação asfáltica. “São quase 200 mil pessoas desassistidas. Conforme estudos do governo e do Imea, a região tem três milhões de hectares que poderiam produzir soja, algodão e milho, que poderia trazer incremento de R$ 8 bilhões na economia, contudo o potencial esta adormecido por falta de estradas para escoar”, comentou.

Ele disse ainda que os repasses dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) nos oito municípios da região alcançam R$ 3 milhões por mês para manutenção das rodovias estaduais e municipais, contudo, o valor não é suficiente e por isso serão enviadas mais duas patrulhas para a região.

“A partir do decreto assinado pelo governador, vamos iniciar a consulta pública para que as associações se habilitem para gerenciar essas patrulhas e receber os recursos de óleo diesel e financeiros para auxiliar as prefeituras. Os R$ 3 milhões do Fethab não são suficientes devido a carência da região”, informou o secretário.

Duarte explicou também que a pavimentação da MT-208 ficou fora do programa MT Integrado e, portanto, sem os recursos necessários para a realização da obra. O governador Pedro Taques fez o compromisso de defender a inclusão dos 46 km na audiência no BNDES, no dia 15 de julho, às 14h30, em Brasília (DF), mas o aval caberá à instituição.

Em relação a outro pleito da região, a pavimentação da BR-170, os recursos de quase R$ 700 milhões estão assegurados. No entanto, o estado vai ter que fazer outro estudo técnico avaliado em R$ 4 milhões, devido a falhas na licitação da obra realizada pela gestão passada. O estudo deve ser concluído até o final do ano e a nova licitação deve ocorrer em 2016.

Duarte também comentou que os cinco contratos da Sinfra com a empresa Pav Service para as obras de manutenção da MT-170, entre Juara e Mundo Novo, foram rompidos e a segunda colocada será convocada a iniciar imediatamente as obras.

A informação é da assessoria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet