Olhar Agro & Negócios

Quarta-feira, 01 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

Produtores de sementes de soja criam entidade independente

O produtor Elton Hamer, de Rondonópolis (MT), foi eleito na última terça-feira presidente da recém-criada Associação Brasileira dos Produtores de Sementes de Soja (Abrass), durante reunião realizada com representantes estaduais na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Hamer afirmou que uma das prioridades da nova entidade será trabalhar para evitar que a verticalização da atividade pelas empresas detentoras das tecnologias reduza ainda mais o número de ''multiplicadores de sementes''.

A entidade nasce representando produtores de nove Estados, que somam entre 10 milhões a 11 milhões de sacas de 40 kg de sementes de soja. Hamer negou que o surgimento da Abrass seja resultado de conflitos com a Associação Brasileira de Associação de Sementes e Mudas (Abrasem), que representa as multinacionais do setor.

Ele explica que o objetivo é buscar resolver os problemas específicos dos produtores de sementes, como a revisão dos valores dos royalties pagos às empresas detentoras das tecnologias. Na próxima terça-feira, dia 13, Hamer terá a primeira reunião com a Monsanto como presidente da Abrass.

Produção

Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa é de produção, no próximo ano, de 79,7 milhões de toneladas de soja, o que representará 46,4% da safra de grãos do País. Neste ano, o grão respondeu por 40,4% do total. Estima-se, portanto, um crescimento de 21,5% da produção, entre os dois anos, e de 5,7% na área a ser colhida. O produto deverá ocupar áreas antes destinadas ao milho primeira safra, algodão herbáceo, feijão primeira safra, arroz e pastagens.

A área colhida da soja deverá passar de 24,9 milhões de hectares em 2012 para 26,3 milhões de hectares em 2013 em todo o Brasil. No Paraná, a previsão é que sejam colhidas 15,19 milhões de toneladas da oleaginosa, em uma área plantada de 4,6 milhões de hectares.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet