Olhar Agro & Negócios

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Cotação

Carne de frango: recuo em abril torna negativos embarques do ano

Mesmo tendo permanecido dentro da média registrada nos oito meses anteriores (agosto/14 a março/15), as exportações brasileiras de carne de frango de abril passado apresentaram forte retração em relação ao mês anterior e, principalmente, em comparação a abril de 2014.

O mês mais curto, com os feriados de Páscoa e Tiradentes, atuou na redução sobre o mês anterior, fazendo com que os embarques de abril, próximos de 330 mil toneladas, recuassem 3,8%.

Já a redução sobre abril de 2014, mais significativa (de 6,27%), é reflexo de uma concentração de embarques naquele mês. A ponto de o volume então exportado corresponder ao recorde do primeiro semestre de 2014 e ao segundo maior volume em 12 meses. Senão impossível, era muito difícil a repetição do mesmo desempenho agora, em 2015.

De toda forma, após fechar o primeiro trimestre do ano com pequeno ganho em relação a idêntico período do ano passado, no fechamento do quadrimestre as exportações de carne de frango voltam a apresentar resultado negativo, com recuo de 1,5%.

Por ora, porém, isso não afeta o resultado dos últimos doze meses, que permanece com evolução positiva e registra expansão de 1,68%.

Considerando recente observação da FAO de que, nos primeiros quatro meses do ano, as exportações de carnes são, normalmente, fracas, tendendo a recuperar-se no restante do exercício, prevalece a expectativa de que o resultado negativo do quadrimestre seja rapidamente revertido. Aliás, os primeiros resultados de maio já apontam nessa direção.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet