Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Economia

Exportação melhora em regiões produtoras de básicos agrícolas, diz BC

O Boletim Regional, divulgado nesta quinta-feira pelo Banco Central, traz uma análise sobre o desempenho recente das exportações brasileiras, que mostram melhor evolução nas regiões dedicadas à produção de itens básicos agrícolas.

No Centro-Oeste, por exemplo, em que os produtos agropecuários respondem por 80% das exportações, as vendas externas aumentaram 21,5% de janeiro a setembro deste ano, ante o mesmo período em 2011. O documento destaca que no Sul houve retração de 2,8% devido à seca que atingiu a região.

Também foram verificados recuos nas áreas onde a participação de commodities minerais é relevante. As vendas do Sudeste e do Norte, que são exportadores de minério, caíram 8% e 17,6%, respectivamente, na mesma base de comparação. No Nordeste, as vendas externas ficaram estáveis.

Com isso, a participação das exportações do Centro-Oeste no total das vendas do país ao exterior passou de 8,2% para 10,5% no acumulado de janeiro a setembro, na comparação com o mesmo período do ano anterior, enquanto as do Sudeste baixaram de 56,8% para 55% e as do Norte passaram de 8,1% para 7% no mesmo período. Já a região Sul elevou de 18,3% para 18,7% sua participação nas exportações brasileiras.

No Sudeste, a redução de 8% nas exportações decorreu de quedas tanto nas quantidades quanto nos preços dos produtos comercializados. As exportações de minério de ferro, principal item da pauta da região, recuaram 23,5% nos nove primeiros meses de 2012, frente ao mesmo período de 2011, enquanto os embarques de café caíram 31,2% e os de açúcar refinado, 30,5%.

As vendas do Sudeste para a China baixaram 13% neste intervalo, influenciadas pelos recuos nos embarques de minério de ferro (-26,3%) e de óleos brutos de petróleo (-6%). Para a Argentina, as exportações foram 21% menores, com queda de 18,6% nas vendas de automóveis de passageiros e de 17,9% nas de veículos de carga. Já para os Estados Unidos as exportações aumentaram 16%, com o avanço de 199% nas vendas de álcool etílico. Juntos, esses três países responderam por 39% das exportações da região de janeiro a setembro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet