Olhar Agro & Negócios

Domingo, 05 de maio de 2024

Notícias | Economia

Produção de coco e cadeia produtiva crescem na Bahia

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de coco, aproximando-se de três milhões de toneladas do fruto por ano, sendo que a Bahia tem a liderança nacional. No estado, há plantações em todos os 27 Territórios de Identidade, com destaque para o do Litoral Norte, especialmente nos municípios de Conde, Jandaíra, Esplanada e Acajutiba. A produção de coco é o tema abordado no programa Encontro com Gabrielli desta semana.

Apesar do coco ser encontrado no Brasil há centenas de anos, seu cultivo e produção em escala comercial só tiveram início em 1950, com a introdução de coqueiros provenientes da Ilha de Cabo Verde (África). A porta de entrada desse material foi a Bahia, a partir de onde a cocoicultura foi disseminada por todo o litoral nordestino, se adaptando, posteriormente, a outras regiões do país.

Até 1990, a Bahia produzia cerca de 113 mil toneladas de coco por ano, quantidade que aumentou quatro vezes em 20 anos. Em 2010, a produção no estado superou 500 milhões de frutos, gerando mais de R$ 220 milhões e 240 mil postos de trabalho. “Somos favorecidos com condições ideais para o desenvolvimento dos coqueiros, ou seja, terrenos arenosos na maior parte da faixa costeira e sol forte”, observa o economista e secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli.

Essas condições físicas apontadas por ele, diz, favorece que a comercialização do coco seja realizada durante o ano todo, permitindo, assim, que o produtor tenha um fluxo contínuo de receita ao longo da vida produtiva do coqueiro. Estatísticas do setor indicam que a produção de coco no Brasil encontra-se em franco crescimento, com quase três milhões de toneladas por ano, sendo que 35% dessa produção é vendida para agroindústrias que produzem principalmente coco ralado. A outra parte da produção é consumida como água de coco, nos mercados do Sul, Sudeste e Nordeste. Hoje, a água de coco representa 1,4% do consumo de bebidas no mercado brasileiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet