Olhar Agro & Negócios

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Agronegócio

DOCUMENTANDO

Projeto Soja Brasil elabora diagnóstico da produção do grão no Nortão de Mato Grosso

Expedição Soja Brasil encerra visitas ao norte de Mato Grosso na capital do agronegócio nesta sexta-feira e segue rumo ao sul do estado

Foto: Divulgação

Expedição Soja Brasil encerra visitas ao norte de Mato Grosso na capital do agronegócio nesta sexta-feira e segue rumo ao sul do estado

Expedição Soja Brasil encerra visitas ao norte de Mato Grosso na capital do agronegócio nesta sexta-feira e segue rumo ao sul do estado

Depois de percorrer 15 municípios de Mato Grosso, a Expedição Soja Brasil chega às últimas cidades do Norte do Estado, antes de finalizar a passagem pela maior produção de soja do Brasil.

Nesta quinta-feira, em Sinop, a equipe formada por representantes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Embrapa e Senar-MT debateu sobre o cultivo da oleaginosa. Eles também visitaram a sede da Embrapa. No encontro com agricultores, orientações com relação às soluções que a difusão de tecnologia podem proporcionar melhorias no campo.

De acordo com o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira, em dois mil quilômetros percorridos até o momento, foi possível identificar que o clima, neste ano, prejudicou o plantio em algumas regiões, tanto provocando atraso no plantio, quanto prejudicando o desenvolvimento das plantas em lavouras visitadas, levando inclusive ao replantio do grão.

“O clima prejudicou o início da safra. Em Diamantino, por exemplo, há produtores que começaram a plantar nesta semana”, comentou Silveira, em Sinop.

Glauber espera que a expedição, que vai percorrer dez estados produtores, fortaleça a Aprosoja. Ele também comentou que o “raio x” que está sendo feito servirá como instrumento de cobrança aos governos para melhores políticas públicas para o setor. “Estamos documentando a produção de soja no Brasil, visando buscar alternativas e soluções para o agronegócio”, comentou.

Além de avaliar o cultivo do grão, Glauber Silveira lembra que, por meio da expedição, será feito um diagnóstico do atual modelo de produção no Brasil e, com base nos dados, que serão levados até o Congresso Nacional por meio da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), encontrar soluções para os problemas.

A Expedição

A Expedição Soja Brasil é a maior já realizada por lavouras de soja no país, para acompanhar uma produção histórica, estimada em 82,2 milhões de toneladas - somente em Mato Grosso a estimativa de produção da soja está calculada em cerca de 40 milhões de toneladas nesta safra. O projeto teve início no final de outubro e segue até abril de 2013.

Nesta sexta-feira (9), os membros da expedição estarão em Sorriso, a “Capital Nacional do Agronegócio”, que será a última cidade do Nortão a ser visitada antes da equipe seguir para o Sul de Mato Grosso e cidades de Goiás – que fazem parte da primeira etapa da rota. Sorriso sediou em setembro o lançamento nacional do plantio também parte da programação do Projeto Soja Brasil.

Nas demais etapas, a expedição percorre os estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Brasília, Bahia, Maranhão, Piauí, Tocantins, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Ao total, serão cerca de 25 mil quilômetros percorridos.

CONFIRA ONDE A EXPEDIÇÃO ESTARÁ NOS PRÓXIMOS DIAS:

10/nov

Campo Verde

11/nov

Campo Verde

12/nov

Campo Verde

13/nov

Primavera do Leste

14/nov

Rondonópolis

15/nov

Serra da Petrovina

16/nov

Alto Taquari / Alto Araguaia

17/nov

Mineiros

-----------

----------------

19/nov

Jataí

20/nov

Rio Verde

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet