Olhar Agro & Negócios

Domingo, 19 de maio de 2024

Notícias | Pecuária

produção peixe

MPA lança Programa Nacional de Sanidade Aquícola em Mato Grosso

Foto: Assessoria

MPA lança Programa Nacional de Sanidade Aquícola em Mato Grosso
Mato Grosso será palco do lançamento do Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo – Aquicultura com Sanidade, do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em fevereiro. A ação visa garantir sustentabilidade dos sistemas de produção de animais aquáticos, bem como a sanidade da matéria-prima. O lançamento no Estado foi anunciado na terça-feira (20) pelo ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho.


A estimativa é que o ministro venha para Mato Grosso entre os dias 5 e 6 de fevereiro. Além de lançar o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo, Helder Barbalho fará visitas em Nortelândia e alto Paraguai, além de Sorriso e Campo Verde. A programação, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura, conta ainda com um sobrevoo no reservatório de Manso, que onde é possível encontrar mais de 40 mil hectares de lâmina d'água aproveitáveis para a atividade.

Leia mais:
Mato Grosso busca apoio para a produção de peixe em Ministério da Pesca
Sorriso é o principal produtor de peixe nacional com 21,5 mil toneladas, aponta IBGE

Como o Agro Olhar já comentou, o vice-governador de Mato Grosso, Carlos Fávaro, e a Associação dos Aquicultores do Estado de Mato Grosso (Aquamat) estiveram recentemente reunidos em Brasília (DF) com o ministro Helder Barbalho, onde uma carta contendo 14 pautas foi entregue.

Mato Grosso, conforme a pesquisa de Produção Pecuária Municipal (PPM), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada ao final de 2014, foi o maior produtor de peixe de tanque do Brasil somando 75,6 mil toneladas. O Brasil na época produziu 392,4 mil toneladas. Sorriso, apontou a pesquisa, era o maior produtor do país somando 21,5 mil toneladas.

“São projetos como esse que nos enche de orgulho porque atende a todos. Em Mato Grosso temos a maior produção de aquicultura do Brasil, mas possuímos condição de quintuplicar a produção em curto prazo”, declara o senador eleito Wellington Fagundes, que recebeu do ministro Helder Barbalho, na terça-feira (20), a informação do lançamento em Mato Grosso do Programa.

Lago de Manso

No Lago de Manso, segundo Wellington Fagundes, estão previstos oito parques aquícolas, sendo quatro de cunho empresarial e quatro para agricultores familiares. Juntos os oito parques terão capacidade para produzir 7.876 toneladas de pescado por ano.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet