Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Seminário discute produção integrada de guaraná no Amazonas

Para discutir os entraves e buscar o encaminhamento de possíveis soluções para implementar a produção integrada na cultura do guaraná no Estado do Amazonas, representantes de várias instituições envolvidas com o setor agrícola, além de produtores e técnicos interessados nessa cultura, estão sendo chamados a participar do Seminário Produção Integrada de Guaraná no Amazonas. Com o tema “Componentes Tecnológicos de Suporte à Produção Integrada”, o seminário será realizado nos dias 6 e 7 de novembro, das 8h às 18h, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no bairro Distrito Industrial, em Manaus.

A Produção Integrada, com base na definição do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está focada na adequação de sistemas produtivos para geração de alimentos e outros produtos agropecuários de alta qualidade e seguros, mediante a aplicação de recursos naturais e regulação de mecanismos para a substituição de insumos poluentes, garantindo a sustentabilidade e viabilizando a rastreabilidade da produção agropecuária.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, Lucio Pereira Santos, coordenador do seminário, atualmente existem poucos subsídios e tecnologias para implantar a produção integrada no Amazonas, o que tem dificultado e até mesmo inviabilizado esse processo. “Algumas dessas tecnologias estão em fase de desenvolvimento, como aquelas relacionadas ao estabelecimento de um novo maquinário e um novo processo de preparo e beneficiamento das sementes de guaraná para a indústria”, informa.

A programação será desenvolvida a partir de quatro painéis temáticos que contarão com palestras e debates. Os interessados poderão fazer o credenciamento, gratuitamente, a partir de 8h, no local do evento. (Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet