Olhar Agro & Negócios

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Geral

Produtores de cana de açúcar estão ligeiramente mais confiantes, aponta estudo

O Índice de Confiança dos Fornecedores do Setor Sucroenergético (ICFSS Reed Multiplus/Fundace), medido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP de Ribeirão Preto, atingiu 0,54 pontos em outubro. O valor é ligeiramente maior que o registrado no mês anterior, quando o índice atingiu 0,52 pontos. No entanto, é menor que os 0,56 pontos de outubro do ano passado.

Construído bimestralmente por meio de telefonemas e internet, O ICFSS é calculado a partir da opinião de gestores de empresas ligadas à produção de cana. O indicador varia no intervalo de 0,00 a 1,00, sendo que valores acima de 0,50 consideram que os empresários do setor estão confiantes.

O índice é composto por duas variáveis: as condições atuais e as expectativas do setor. A primeira fechou em 0,44 pontos, o que sinaliza um patamar insatisfatório para os gestores entrevistados. Por outro lado, a segunda variável indica expectativas otimistas para o futuro, já que seu valor marcou 0,59 pontos. É o melhor resultado desde abril.

A pesquisa da USP de Ribeirão Preto também compara a evolução do ICFSS com o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei), feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) no mesmo período. Embora ambos tenha apresentado aumento, a confiança dos entrevistados nas fábricas está maior: a elevação do Icei foi de 0,03 pontos, 0,01 ponto a mais do que o índice dos produtores rurais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet